Indicado a 64º edição do Globo de Ouro como Melhor Ator em Comédia , Will Ferrell protagoniza o belo e sensível filme do diretor Marc Forster, Mais estranho que a Ficção, um dos roteiros mais disputados de todos os tempos pelos grandes estúdios de Hollywood.
Original e inteligente, o roteiro de Zach Helm conta à história de um obcecado auditor da Receita Federal chamado Harold Crick (Will Ferrell) que certa manhã, começa a ouvir uma voz feminina narrar seus pensamentos e ações. Angustiado, ele passa a conviver com o estranho fato, até que um dia, para o seu desespero, ele ouve a narradora declarar que aquele é seu último dia de vida.
Sem saber o que fazer, Harold procura a ajuda de um especialista em literatura chamado Jules Hilbert (Dustin Hoffman), que junto com ele, passam a estudar várias possibilidades: Sua história é uma tragédia ou uma comédia? Quais escritoras seguem aquela linha narrativa? Como será o fim da história? Enquanto procura por sua narradora, Harold apaixona-se por Ana Pascal (Maggie Gyllenhaal), uma padeira que vive sua agitada vida com alegria.
Ao lado de Ferrell, o carismático Dustin Hoffman cria as cenas mais engraçadas, enquanto que a atriz inglesa, Emma Thompson, que interpreta uma prestigiada escritora com “bloqueio criativo” para finalizar a história de seu livro, cria as cenas mais filosóficas. Ao lado de Queen Latifah, sua “assistente”, ela discute valores como a da importância da vida e da aceitação da morte.
Um longa para aqueles que apreciam filmes alternativos, com uma narração e um enredo fora dos padrões. Uma história para quem deseja divertir-se e ao seu término, discutir sobre ela.
Já nas locadoras, o DVD da Sony Pictures traz vários extras. Cenas Excluídas e Estendidas, Making Of e Trailers chegam com legendas e áudios em Português, Inglês e Espanhol.
Viviane França