A Bortolotto Turismo em Sousas possui uma frota de 50 ônibus funcionando com biodiesel, sendo 26 ônibus urbanos e 25 fretados.
Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.
O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções.
A transesterificação é processo mais utilizado atualmente para a produção de biodiesel. Consiste numa reação química dos óleos vegetais ou gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador, da qual também se extrai a glicerina.
“Nós começamos a usar biodiesel há mais ou menos dois anos atrás, todo o procedimento era feito aqui mesmo na empresa. A partir de março deste ano a Ipiranga começou a fornecer o combustível e até então estamos comprando deles”, diz Paulo Quitanilha, funcionário da Bortolotto.
Biodiesel é utilizado há dois anos pela Bortolotto Turismo
Data:




