Nova modalidade esportiva a motor promete agitar Kartódromo de Interlagos no dia 22 de julho
10/07/2007 – O 1º Festival X-Treme Blaze de Pró Solo do País, uma promoção da RE Promoções e Eventos, pretende agitar o Kartódromo de Interlagos, no próximo dia 22 de julho. Denominado Pró Solo no Brasil, é também conhecido nos Estados Unidos como Autocross, categoria amadora de pilotagem individual que possibilita a participação de qualquer pessoa habilitada, homens e mulheres, com qualquer automóvel original de passageiro ou customizado. Os apaixonados por carros podem usufruir o gostinho de estar em uma competição segura e econômica com a possibilidade de se divertir e mostrar suas habilidades ao volante.
O Festival X-Treme Blaze de Pró Solo faz parte da programação oficial do X-Treme Motorsports 2007, este ano em sua 4ª edição, que vai acontecer de 29 de novembro a 2 de dezembro, no Pavilhão de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
A RE Promoções e Eventos vai realizar cinco etapas antes do X-Treme Motorsports 2007 e espera receber nesta primeira prova cerca de 100 participantes, de 35 equipes formadas por integrantes de websites e clubes de carros de todo Brasil. A taxa de inscrição por etapa é de R$ 20,00 e pode ser feita por meio do site www.xtrememotorsports.com.br .
“Estamos montando um grande festival de Pró Solo com toda a estrutura de um grande evento. Esta modalidade, mesmo considerada amadora, é uma referência de quem quer ingressar nas inúmeras categorias de motorsport. Nossa intenção é que esta categoria chegue ao alcance de todas as pessoas apaixonadas por carros e que gostam de testar e mostrar se são boas de verdade ao volante”, explica diretor da RE Promoções e Eventos, Eduardo Bernasconi.
A prova consiste em fazer o piloto percorrer um trajeto pré-definido, cujo traçado é desenhado por cones e conta com inúmeras curvas fechadas e slalom, no menor tempo possível sem ser penalizado. Assim, a competição exige muito mais reflexo, trabalho de pedais, concentração e habilidade dos pilotos do que simplesmente desenvolver torque e potência máximos e velocidade dos carros. Os circuitos são criados para serem seguros e divertidos. Portanto, dificilmente os pilotos chegam a atingir 80 km/h e utilizam sempre primeira e segunda marchas, quando muito, terceira. A etapa é feita em duas baterias.
Segundo Bernasconi, “as características da prova permitem aos pilotos aprendizado constante, na medida em que a cada etapa o traçado é diferente. Antes da bateria, os pilotos podem fazer o trajeto do circuito a pé para tentar montar sua melhor estratégia”.
A tomada de tempo é feita individualmente por piloto, que deve priorizar a precisão dos movimentos e evitar derrubar os cones que demarcam o circuito. Cada cone derrubado, o piloto recebe o acréscimo de 1 segundo no tempo final da bateria e a queima da largada é acrescido em 4 segundos.