Com diálogos inteligentes e sarcásticos, o filme do cineasta Barry Levinson traz um grupo de atores veteranos que acrescentam um ritmo ágil, com ótimas sátiras sobre os políticos e o processo eleitoral norte-americano.
Candidato Aloprado conta a história de Tom Dobbs (Robin Williams), um comediante e apresentador de talk show na TV que tem como característica principal, falar mal de tudo e de todos. Sugestionado por seu público, Dobbs decide candidatar-se à presidência dos Estados Unidos. É quando algo inesperado ocorre – ele vence, para surpresa dele próprio e de todos.
Com uma trama bem costurada, o filme de Barry Levinson (Rain Man – Bom Dia Vietnã) consegue fluir e prender a atenção. São quase duas horas de cenas focadas em diálogos engraçados e bem ágeis, principalmente quando ditas pelos personagens de Robin Williams (Uma Noite no Museu – Bom Dia, Vietnã) e Christopher Walker (Click – Mulheres Perfeitas). Já o clima de romance e de suspense ficam focados na ótima atriz Laura Linney (Sobre Meninos e Lobos – A Lula e a Baleia), que possui uma presença na trama tão marcante quanto Williams.
Uma dica: fique atento a uma passagem especial, onde Williams está brilhante. Uma das cenas mais inspiradas do roteiro: o debate entre os candidatos à presidência. Não há como não nos identificarmos com o conhecido “circo” armado pela mídia e assessores para que cada aspirante ao cargo exponha seu projeto e discurse sobre as suas já conhecidas promessas de eleição. E não é que elas são todas iguais! Mudam-se os candidatos, o eleitorado e o país, mas as promessas são as mesmas… e o personagem de Williams se deleita, assim como nós. Dizendo o óbvio, ele satiriza todo aquele “blá,blá,blá” de período de eleição, com um discurso engraçadissímo.
CANDIDATO ALOPRADO (THE MAN OF THE YEAR)
DIREÇÃO: Barry Levinson – DIREÇÃO: Robin Williams, Christopher Walker, Laura Linney, Jeff Goldblum – MINUTAGEM: 115 min. – ANO DE PRODUÇÃO: 2006
LANÇAMENTO EM DVD
Viviane França