24.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

No Natal a gente vem te buscar

Data:

A Cia. CPFL de Teatro, apresenta dias 19, 20, 21, 28 e 29 de julho, no Auditório Umuarama, do Espaço Cultural CPFL, em Campinas, o espetáculo No Natal a gente vem te buscar, de Naum Alves de Souza, com direção de Abílio Guedes. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no dia do espetáculo, sendo até dois por pessoa.
A peça focaliza a trajetória de uma família brasileira de classe média, radiografando os valores que provocam sua desintegração. As personagens, sem nome, são identificadas apenas por sua função na família. A ação, não linear, começa no ponto em que a Solteirona, depois de pegar um trem acreditando que vai para a casa da irmã, é conduzida até um asilo. Iniciam-se, então, flashes do passado, que traçam a trajetória da família.
No primeiro ato são mostrados através do lado cômico os rituais de inocente crueldade e mesquinhez na infância e na adolescência dos irmãos, e da própria protagonista, no presente. O foco da narrativa está na educação, nos valores passados de geração a geração que todos são obrigados a cumprir mecanicamente, em uma obediência cega que produz sufocante condicionamento e a impossibilidade de uma vida feliz.
O objetivo da narrativa é discutir as relações sociais, analisando o comportamento humano frente a várias situações que exigem a opção por novos caminhos de vida; o enfrentamento de situações dolorosas e inesperadas que o cotidiano coloca à frente dos personagens; o arrancar das máscaras sociais e o desnudamento emocional, quando se luta pelos interesses individuais em detrimento dos interesses coletivos; a questão do preconceito arraigado na sociedade em todos os tempos; a questão da velhice e sua relação com a família desunida e a falta de amor, necessidade primeira do ser humano e motivo primeiro de sua dor.
A montagem adotará uma estética teatral contemporânea no que se refere à composição e interpretação dos personagens e o estabelecimento de uma estrutura cênica despojada, em que deverá prevalecer a presença do ator, com seu poder de criação, explanação e discussão dos temas propostos. A cenografia e os figurinos, serão apenas elementos coadjuvantes, com o objetivo único de apoiar o ato cênico sem grande interferência – especialmente visual e estética – no trabalho do intérprete. O texto é o ponto fundamental e essencial do espetáculo, em torno do qual girarão, sem qualquer outro subterfúgio, o objetivo da direção, a verdade cênica e o trabalho dos atores.
A apresentação da Cia. CPFL de Teatro é uma realização da CPFL Energia.

Naum Alves de Souza – autor
Diretor, autor, cenógrafo e figurinista. Homem de teatro ligado a múltiplas atividades, não apenas no campo do teatro como também da televisão, cinema e ópera. Muda-se para São Paulo aos 18 anos de idade, onde, pouco depois, começa a dar aulas de educação artística e iniciação às artes plásticas para crianças e adolescentes. Com alguns alunos da Fundação Armando Álvares Penteado, cria o Pod Minoga Studio, um centro de pesquisas de linguagem cênica que, nos anos 70, causa furor e torna-se um fenômeno cult. Sua estréia profissional fora desse grupo se dá como cenógrafo e figurinista de El Grande de Coca-Cola, um musical americano dirigido por Luís Sérgio Person no Auditório Augusta, em 1974. Logo a seguir, executa os bonecos de Vila Sésamo, programa infantil da TV Cultura de enorme sucesso. Aos poucos vai se desdobrando em múltiplas atividades. Como autor escreve e dirige Maratona, 1977; No Natal a Gente Vem Te Buscar, 1979; A Aurora da Minha Vida, de 1981; Um Beijo, um Abraço, um Aperto de Mão, 1984.

Fazendo um perfil analítico sobre a produção teatral na década de 80, escreve o crítico Yan Michalsky: \”A dramaturgia está sendo, sem dúvida, o elemento do teatro mais sacrificado (…) Apenas um autor de personalidade já claramente formada surgiu e firmou-se no panorama: Naum Alves de Souza, que através de uma interessante trilogia – No Natal a Gente Vem Te Buscar; A Aurora da Minha Vida; Um Beijo, um Abraço, um Aperto de Mão – enfrenta corajosamente os seus fantasmas do passado, oriundos de uma formação pequeno-burguesa e religiosa, conservadora e preconceituosa\”.
Seguem-se Nijinski, ainda em 1984, e Suburbano Coração, com músicas de Chico Buarque, em 1989. Através dessas realizações, Naum constrói uma sólida, reconhecida e premiada carreira como autor, que prossegue anos depois com Água Com Açúcar, em 1995; Strippers, em 1997; além de inéditas, entre as quais Ódio a Mozart e As Festas do Amigo Secreto. Como diretor, além de encenar seus próprios textos, destaca-se nas montagens de Cenas de Outono, de Yukio Mishima, em 1987; Lulu, de Frank Wedekind, em 1989; Longa Jornada de Um Dia Noite Adentro, de Eugene O\’Neill, em 2002. No ano seguinte, dirige A Flor do Meu Bem Querer, de Juca de Oliveira, superprodução sobre corrupção política no Brasil, em 2003.
Sua colaboração para espetáculos alheios, na direção, roteirização, cenografia e figurinos é igualmente insuflada de criatividade, exemplo disso são os cenários e figurinos de Falso Brilhante, show de Elis Regina; e, sobretudo, Macunaíma, espetáculo internacionalmente consagrado, dirigido por Antunes Filho, em 1978. Em 1983, roteiriza O Grande Circo Místico, espetáculo de dança sobre trilha sonora de Chico Buarque e Edu Lobo, dirigido por Emilio Di Biasi para o Teatro Guaíra de Curitiba; adapta e dirige Dona Doida, sobre poemas de Adélia Prado, espetáculo consagratório da atriz Fernanda Montenegro, em 1990. No mesmo ano, faz ainda a adaptação de texto e direção de Big Loira, contos de Dorothy Parker. Em 1997, faz a direção cênica do espetáculo de dança Muito Romântico, novas versões das canções do Roberto Carlos, com coreografias de Susana Yamauchi, em parceria com João Maurício, espetáculo que faz consecutivas viagens ao exterior.
Na área da ópera cria Ópera do 500, Os Pescadores de Pérolas e King Arthur, no Teatro Municipal de São Paulo; Janufa, de Leos Janácek; além de versões compactas para Carmen e Mme. Butterfly. Na área da dança cria alguns espetáculos memoráveis, especialmente para o desempenho de J. C. Violla, entre os quais Senhores das Sombras, Valsa para Vinte Veias, Flippersports, Petruchka, Salão de Baile e Doze Movimentos para Um Homem Só. Escreve o roteiro de Romance da Empregada, filme de Bruno Barreto, em 1986. Na TV, dirige um sitcom à brasileira, A Guerra dos Pintos, na TV Bandeirantes, em 1999.

Sobre seu trabalho, o crítico José Castello não esconde seu entusiasmo: \”A melhor imagem para a obra de Naum Alves de Souza pode ser a de um artista que vaza os olhos para ver melhor, porque deseja ver tudo e não apenas os espaços delimitados pela visão.(…) A pulsação delicada, quase castiça, que ele injeta em suas montagens não esgota, apenas insinua o vigor que lateja em tudo o que faz\”.

Elenco
Alice Balsas – Mãe
Douglas Rezende – Irmão, Homem 1
Márcia Emília Lourenço – Tia
Maria Inês Credídio – Solteirona
Nilcesar Reis Santos – Primo, Homem 2
Paulo Roberto Santos – Pai
Rosana Laverde – Mãe, Mulher

Texto
Naum Alves de Souza

Direção
Abílio Guedes

Realização
Cia. CPFL de Teatro
CPFL Energia

Repertório
2004 – Lisístrata, de Aristófanes
2005 – Retiro dos Sonhos, de Marici Salomão

Serviço
Espetáculo: No Natal a gente vem te buscar
Quando:
19/07, quinta-feira, às 12h – público interno
19/07, quinta-feira, às 20h – público externo
20/07, sexta-feira, às 12h – público interno
20/07, sexta-feira, às 20h – público externo
21/07, sábado, às 20h – Fechado para o elenco (família e amigos)
22/07, domingo, às 19h – público externo
28/07, sábado, às 20h – público externo
29/07, domingo, às 19h – público externo

Local: Auditório Umuarama Espaço Cultural CPFL.
Ingresso: Distribuição gratuita no dia do espetáculo, a partir das 12h, no lounge.

Realização: CPFL Energia e Cia. CPFL de Teatro.
Apoio: Espaço Cultural CPFL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Clássico “A Cigarra e a Formiga” está de volta ao Teatro Carlito Maia

O clássico infantil "A Cigarra e a Formiga" volta...

Espaço Cultural Maria Monteiro recebe musical infantil Dom Rabito

O Espaço Cultural Maria Monteiro, que fica na Vila...

Sia Santa fará oito apresentações de musical infantil em quatro locais da cidade

A Companhia de Teatro Sia Santa fará oito apresentações...

Prefeitura de Campinas recebe recursos de 7 bilhões da Lei Aldir Blanc

A Prefeitura de Campinas recebeu do governo federal os recursos...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363