Valorização do comércio local e do público leitor da região fazem a diferença
Por Ana Paula de Souza
Ao contrário do que muitos pensam, os jornais de bairro são fortes meios de comunicação, pois estão muito mais próximos da sua comunidade do que outros veículos. Sendo assim, se tornam referências muito mais rápidas e funcionais para seus anunciantes e leitores. É uma maneira de valorizar produtos e serviços regionais, tanto para quem fornece, quanto para quem procura.
“É um canal de comunicação democrático; a sociedade tem acesso à informação sem ter que pagar por isso. Para os anunciantes é uma forma de atingir o público direto, que mora nas redondezas”, diz Marco Aurélio Macedo, proprietário da Cachaçaria Tradicional, instalada em Sousas.
Também a favor dos jornais de bairro, o leitor Vittorio Palumbo, Presidente da Societá Italiana Lavoro e Progresso, acredita na importância dos assuntos locais. E ainda destaca suas preferências: “A parte que mais me chama a atenção é quando se fala das coisas que acontecem aqui. Gosto também de matérias sobre a história. Moro há mais de 40 anos em Sousas e muitas coisas eu não sabia”.
Esses veículos chamam a atenção de um público específico, que reside próximo aos estabelecimentos comerciais. Afinal, de nada adianta levar informações àqueles que por motivos de distância nunca utilizariam tal serviço.
Além de regionais, esses veículos são, quase sempre, gratuitos. E uma das vantagens que eles têm em relação aos tradicionais (jornais pagos) é o sistema de distribuição: diretamente nas residências, em condomínios fechados, comércio em geral e nos meios de transporte urbanos.
Os jornais gratuitos contribuem, também, para o aumento dos hábitos de leitura entre públicos sem condições de comprar um jornal diariamente. Além do mais são de fácil leitura, têm publicidade eficaz e mobilidade.
Em São Paulo, por exemplo, alguns jornais regionais têm mais poder de alcance que os veículos de grande circulação. Em Campinas, o Jornal Local é um bom exemplo, pois há onze anos trabalha para valorizar o comércio e os assuntos locais. O veículo se tornou conhecido e aceito pela população dos distritos de Sousas, Joaquim Egídio e proximidades. E parte disso se deve aos seus profissionais – jornalistas graduados e até mesmo pós-graduados em faculdades conceituadas, equipe técnica e colaboradores (advogados, empresários, psicólogos, artistas e professores renomados). Para conhecer a equipe, os leitores e anunciantes estão convidados a nos fazer uma visita. Tragam sugestões, críticas e elogios, para que possamos sempre manter o que está bom e melhorar o que falta. Sua opinião é muito importante para nós! “O Jornal Local, como outros de bairro, tem um serviço muito mais direto com a sociedade”, comenta Marco Aurélio.