Muitos pais se perguntam onde erraram quando o filho se nega a fazer lição de casa, arrumar o quarto, estudar ou recolher os brinquedos. Essa realidade acontece cada vez mais cedo e com maior freqüência, mas o grande desafio é saber o que fazer para mudar essas atitudes que poderão prejudicá-los na idade adulta.
Com o objetivo de ajudar os pais a assumirem sua parcela de responsabilidade na formação dos filhos, a PAULUS Editora lança Como fazer com que seus filhos estudem, um guia que ajuda os pais a entenderem porque os filhos não se sentem motivados para fazer as tarefas e o que pode ser feito para mudar.
O primeiro passo é saber se seu filho sabe as conseqüências de não fazer os deveres que estão ao seu alcance. Você que é pai ou mãe impõe alguma conseqüência ao não cumprimento dessa exigência? E você o parabeniza quando ele faz um trabalho bem feito? Cobrança e reconhecimento andam lado a lado e é fundamental que ele entenda que tudo o que fizer, de bom ou ruim, irá refletir em seu futuro e sua vida.
O autor, José Antonio Bueno Álvarez, fala sobre o mau desempenho na escola e explica alguns motivos que levam as crianças a colar, alertando os pais para as verdadeiras razões e dificuldades dos filhos, além de dar algumas dicas de como os pais podem ajudá-los nas tarefas que fazem parte da rotina.
O último capítulo do livro “Como posso ajudá-los em casa?”, por exemplo, dá ao leitor algumas sugestões de como os pais podem ajudar os filhos nas tarefas escolares. O envolvimento dos pais é essencial para que eles se sintam motivados. Mostrar interesse e ajudar os filhos quando eles precisam são formas de incentivá-los a fazer as tarefas com mais freqüência e cada vez melhor.
A obra proporciona uma leitura agradável pois apresenta uma linguagem simples e direta, proporcionando um verdadeiro diálogo entre autor e leitor. Como fazer com que seus filhos estudem colabora com a educação dos filhos e dos pais, já que esses também estão sempre em constante aprendizado.