A temporada de verão no Hemisfério Norte começa em maio e esse é um excelente período do ano para explorar as maravilhas naturais de Interlaken. A região, que fica a três mil metros de altura, surpreende seus visitantes com cenários inesquecíveis: cascatas de 400 metros de altura, geleiras, lagos com água azul turquesa e os picos Eiger, Monch e Jungfrau, três formações rochosas que fazem parte de um impressionante conjunto de montanhas, vales e geleiras, considerado, desde 2001, patrimônio natural da Humanidade.
O povoado de Interlaken, que fica entre os lagos Thun e Brienz, é ponto de partida para várias excursões de exploração dos Alpes Suíços. É de lá que saem os exclusivos tours ferroviários da companhia Jungfraubahn.
Merece destaque o Jungfraujoch – Top of Europe , passeio que leva os turistas à estação de trem mais alta da Europa. Situada a 3.454 metros de altura, Jungfraujoch é uma obra-prima da engenharia, que levou décadas para ser construída, e proporciona aos turistas a chance de sentir uma emoção parecida com a dos alpinistas, sem os riscos de uma escalada. Trata-se de um complexo moderno, que inclui duas paradas panorâmicas na montanha, e uma estação com restaurantes, lojas, correio, museu, observatório e instalações meteorológicas e de pesquisa.
Durante o passeio, o turista vê um cenário de sonho pelas janelas do trem: vales cortados por pequenos riachos, vacas com sinos pendurados no pescoço e inúmeras casas de madeira. Em dias claros, é possível vislumbrar também montanhas cobertas de neves e geleiras como a de Aletsch, considerada a maior do continente europeu.
Além do tradicional passeio de trem, quem visita Interlaken no verão também tem à disposição diversos roteiros ao ar livre. Alpinismo, trekking, rafting e rapel são algumas das opções que atraem visitantes dos quatro cantos do mundo.
Sobre Interlaken
Nem só de esportes de aventura vive Interlaken. A região também é palco de diversos eventos artísticos que acontecem durante o ano todo e a vida noturna é das mais agitadas, com renomados restaurantes que oferecem pratos da cozinha local e internacional.
O cassino Kursaal, com certeza, merece uma visita. Construído no século XIX, destaca-se por sua sofisticação e serviços e pelos modernos equipamentos. Bares, pubs, danceterias e estabelecimentos ao ar livre, que funcionam na temporada de calor, completam as opções para quem quer curtir essa parte da Suíça.
A hotelaria é outro ponto forte. Destaque para o luxuosíssimo Victoria Jungfrau Grand Hotel & Spa, e para o belo Lindner Grand Hotel Beau Rivage.
Sobre Jungfraubahnen
A companhia de transportes Jungfraubahnen é proprietária das cinco linhas ferroviárias e dos dois teleféricos existentes em Interlaken. A Jungfrau, primeira linha ferroviária da companhia, começou a funcionar em 1912. Um trajeto de nove quilômetros leva os turistas de Kleine Scheidegg, ponto de partida dos trens, até Jungfraujoch, a estação de trem mais elevada da Europa, que fica a 3.454 metros de altura, entre duas das mais importantes montanhas dos Alpes Suíços: Mönch (4.107 metros) e Jungfrau (4.158 metros). Uma curiosidade: a Suíça orgulha-se de exportar para o mundo inteiro sua tecnologia de ferrovia de montanhas. A linha ferroviária que leva ao Corcovado e à estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, usa o mesmo modelo de tração por cremalheira que é utilizado em Jungfrau.
Para obter mais informações sobre a próxima temporada de verão em Interlaken, acesse os sites www.interlakentourism.ch e www.jungfraubahn.ch