Dia 12 de abril à partir das 7h30 na Lagoa do Taquaral acontece a Caminhada do Dia Internacional de Parkison. No local estarão disponíveis quiosques com distribuição de folders informativos sobre o Parkison, brindes, fisioterapeutas. As 14h30 haverá palestra sobre Neurologia e Psicologia na Doença de Parkison com Dra Márcia Sentrebino. E as 15h30 Palestra com neuro cirurgião falando sobre Cirurgia no Parkison. O evento está aberto para todo o público e a entrada é gratuita.
A iniciativa é da Associação de Campinas de Parkison idealizada em 2004 pela Dra Dalva Molnar (portadora de Parkison), Dra Elisabeth Quagliato e Dra Maura Viana. Hoje a Associação tem cerca de 70 portadores, familiares, profissionais interessados em compartilhar conhecimentos e vivências sobre a doença. O grupo se reúne mensalmente com profissionais da área na rua Delfino Cintra, 63 no centro de Campinas. O atual presidente, Edison Luiz Chrestan é morador de Sousas e é portador da doença há 8 anos.
Mal de Parkinson é uma doença que degenera o cérebro gerando lentidão dos movimentos, tremores, rigidez e alterações de equilíbrio, atingindo ambos os sexos principalmente após os 60 anos. A causa da doença ainda é desconhecida, fatores genéricos e ambientais podem ser um dos causadores.
Alguns sinais como: tremor de repouso, rigidez muscular, movimentos lentos, alteração postural, passos lentos, falta de expressão facial, alteração da voz são características da doença e os sinais podem ocorrer isolados ou combinados entre si.
Tratamento: fisioterapia, relaxamento, caminhadas, uso de sapatos com solado de borracha, elevar o pé do chão a cada passo, exercícios físicos regularmente, entre outros cuidados específicos.
Cuidados: mantenha as áreas de circulação livres de móveis e de tapetes soltos, instale luz para circulação noturna, elimine box de vidros do banheiro, mantenha tepete antiderrapante no banheiro.
Dia Internacional do Parkison com caminhada na Lagoa do Taquaral
Data: