Não só do esporte e da moda vive o mundo do surfe. A modalidade é também um importante gerador de negócios e alvo de estudos no meio acadêmico. Os interessados em se aprofundar neste mundo, sejam praticantes, empresários do setor ou curiosos, têm a disposição 3 opções de programas. Os cursos acontecem na Austrália, San Diego e Honolulu, e são oferecidos a estudantes brasileiros pela BEX Intercâmbio, agência com mais de 15 anos de mercado e que levou ao exterior cerca de 13 mil pessoas.
O curso de graduação Surf Science é ministrado pela Edith Cowan University, na Austrália. “Este programa une a experiência na língua e em um País estrangeiro ao aprofundamento de uma área de interesse”, afirma Flávio Crusoé, sócio-diretor da BEX Intercâmbio. A agência é uma das poucas instituições conveniadas à Universidade no Brasil e presta assessoria a todo o processo de inscrição, pagamento das taxas, obtenção dos documentos necessários e teste de proficiência em inglês (recomenda-se nível intermediário) e seletivo (vestibular).
A BEX ainda auxilia o candidato a providenciar hospedagem, passagem, seguro saúde e viagem, entre outros. O curso tem duração de 3 anos ao custo de R$ 9,6 mil o semestre. O currículo inclui aulas práticas e disciplinas teóricas como administração de eventos, tecnologia, negócios e estudo de oceanos.
“A Austrália tem sido um destino cada vez mais procurado pelos brasileiros devido ao clima e cultura mais semelhantes ao nosso e custo inferior a outros países. Além disso, o governo australiano permite que os estrangeiros trabalhem durante o período do curso, o que auxilia no pagamento da viagem”, explica Flávio.
OUTRAS OPÇÕES – A BEX oferece também pacotes mais reduzidos e focados na prática do esporte. Estes programas, com duração de um mês, unem o curso de inglês no período da manhã (nível intermediário) a aulas de surfe à tarde. Os interessados podem escolher destinos como Honolulu, no Havaí (terra dos campeões Duke Kahanamoku, Andy Irons, Sunny Garcia, Bruce Irons e Kalani Robb), San Diego (Califórnia) e também na Austrália.