Há quase 40 anos, voluntários e moradores de uma favela situada na zona sul de São Paulo fundavam a Associação Comunitária Monte Azul, uma das mais bem sucedidas experiências comunitárias do Brasil. O resultado do trabalho e das vivências deste grupo, liderado por Ute Craemer, agora podem ser melhor conhecidos no livro “Transformar é possível”, lançamento da Editora Peirópolis, que chega este mês às livrarias.
Concebido a partir de imagens, textos, relatos e depoimentos de colaboradores da Associação ao longo do tempo, este livro compõe um colorido mosaico, nem sempre harmônico, mas vivo e real, de uma experiência social única. A obra busca, como o próprio nome indica, inspirar e fortalecer todos os que lutam pela transformação social em nosso país.
De autoria de Ute Craemer, Renate Keller Ignácio e colaboradores, o novo título resgata o primeiro encontro de Ute com os moradores da favela Monte Azul, especialmente as crianças que iam à sua casa, nas vizinhanças, para pedir roupas e alimentos.
A partir de um convite feito por uma das crianças para Ute conhecer sua casa, iniciou-se um convívio cotidiano entre seus filhos e os meninos e as meninas da favela, que tiveram em sua casa uma referência de espaço para o saudável exercício das trocas e brincadeiras infantis.
Pouco tempo depois, esse convívio daria origem à Associação Comunitária e seu extenso e amplo trabalho social, que prosseguiu, sem deixar de lado seu ponto de partida, depois compreendido como “Criar pontes entre crianças, jovens e adultos de classes sociais diferentes”, como destaca Ute em um dos textos publicados.
Este é apenas um dos relatos do livro, que traz como marca de seu conteúdo a riqueza da vivência coletiva. As vozes que ali estão formam um belo e comovente tecido, sem deixar de expor com clareza os processos e as metodologias que dão respaldo a todos os projetos realizados, de fundo antroposófico. Entre eles, as oficinas de iniciação ao trabalho sinalizam o quanto a Associação Monte Azul atua com os pés no chão, sempre a partir da realidade e das necessidades da própria comunidade.
“O que se encontra aqui, neste livro é mais que uma proposta técnica: é uma convicção, um compromisso”, afirma Salvador Soler, do Unicef, que assina o prefácio da obra. Segundo ele, que conheceu as atividades da Associação há seis anos, quando chegou a São Paulo para trabalhar no escritório do Unicef, “O trabalho da Monte Azul preenche o bairro. É um trabalho intersetorial que tem como pano de fundo o desenvolvimento integral da pessoa”.
Nos anexos da obra, o leitor encontra ainda exercícios e informações práticas que vão ao encontro de perguntas específicas do educador social.
PERFIL – AUTORAS
Ute Craemer
Nascida em Weimar, Alemanha, veio ao Brasil inicialmente como Voluntária da Paz numa favela de Londrina (PR). Foi professora de línguas nas Escolas Waldorf de Paris e de São Paulo. Em 1975, começou seu trabalho com crianças de favela, envolvendo alunos da Escola Rudolf Steiner, o que levou, em 1979, à constituição da Associação Comunitária Monte Azul, com colaboradores nas áreas pedagógica, cultural, de saúde e de profissionalização. Tem palestrado sobre pedagogia e questão social no Brasil, Europa, Estados Unidos, Japão, Coréia e Nova Zelândia. É membro ativo da Sociedade Antroposófica no Brasil e co-fundadora da Escola Oficina-Social, Fórum pela Humanização do Social, Aliança pela Infância no Brasil, Alliance for Childhood no Japão e Nova Zelândia. Conselheira do Comitê Parlamentar pela Cultura de Paz (Conpaz) em São Paulo. Trabalhos publicados em português, alemão, inglês e espanhol incluem relatos, material didático e ensaios. Em 1987, recebeu a Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha, e em 1997, o Prêmio Fraternidade da Legião da Boa Vontade.
Renate Keller Ignácio
É artista plástica, arte-terapeuta e gestora de Desenvolvimento Institucional da Associação Comunitária Monte Azul. Seu percurso profissional começou na Alemanha, país em que nasceu, e onde se formou em Belas Artes. No Brasil desde 1974, para onde veio com o objetivo de trabalhar na área social/cultural da empresa Giroflex, Renate engajou-se ao grupo que fundou em 1979, a Associação Comunitária Monte Azul. Nesse mesmo ano, iniciou aulas para crianças e suas mães embasada na Pedagogia Waldorf. De 1982 até 1993, trabalhou como orientadora pedagógica de todas as atividades de educação infantil desenvolvidas pela Monte Azul (creches e jardins de infância). Participou do Movimento de Luta por Creches e do Movimento de Creches Conveniadas, que mais tarde se transformou na Amesc (Associação dos Movimentos de Entidades Sociais Conveniadas de São Paulo). É autora de dois livros: “Criança Querida – o dia-a-dia das creches e jardins de infância” e “Criança Querida: aprendendo a andar – aprendendo a confiar”, editados pela Associação Monte Azul. Em 2003/2004 coordenou o projeto-piloto “Mãe Querida”. Violinista, também ministra aulas de violino para as crianças da favela, dirigindo dois conjuntos instrumentais e um coral.
Editora: Editora Peirópolis
Autor: Ute Craemer, Renate Keller Ignácio e colaboradores
Formato: 18 x 21 cm
Nº de páginas: 208
ISBN: 978-85-7596-135-3
Preço: R$ 55,00