A votação para eleger as 7 maravilhas do patrimônio cultural material de Brasília está desvendando parte da história da ocupação do Planalto Central que poucos conhecem. Entre os 25 monumentos concorrentes, está a Fazenda Velha – o único patrimônio anterior a construção da Capital Federal. A propriedade foi palco de um importante momento da história brasileira, quando, em 1892, recebeu os integrantes da Missão Cruls, que vieram do Rio de Janeiro até as terras planaltinas para estudarem a localização da nova Capital do País.
A eleição das 7 Maravilhas de Brasília iniciativa é uma promoção do Bureau Internacional de Capitais Culturais. O objetivo é divulgar os eleitos de uma forma didática, pedagógica e lúdica, estabelecendo novas rotas turísticas que permitam aos visitantes conhecer a riqueza patrimonial da Capital. Para o historiador e pesquisador, Wilson Júnior, “A fazenda representa um marco na ocupação do Centro-Oeste e é um importante patrimônio que traduz muito da história do homem do Planalto Central”, afirma.
A Fazenda Velha está situada na região rural administrativa de Sobradinho e foi patrimônio da fazenda Sobradinho dos Melos, uma das propriedades da região fundadas pelos bandeirantes, descendentes dos portugueses que conquistaram o Brasil e que adentraram o país à procura de ouro e outras riquezas. A casa-sede data de 1884, conforme telha de barro encontrada nas obras de restauração. A casa é grande e espaçosa e possui arquitetura colonial, com paredes de adobe (tijolos feitos com barro e cozidos ao sol), piso de aroeira, janela e portas feitas de madeira de lei e telhas de barro (conhecidas como telhas de coxa porque eram moldadas nas coxas dos escravos).
Quando adquiriu a propriedade, Maria Inês Ávila reconheceu a sua importância histórica e não colocou a “velha casa” abaixo, como ela tem orgulho de dizer. Em 1996, preocupada com a preservação, a casa-sede foi restaurada obedecendo aos padrões da época. “Preservá-la é importante porque ela faz parte da nossa história e mostra que em Brasília tinha vida antes de JK, que não era um deserto”, diz Maria Inês.
Pelo seu elevado valor histórico e cultural para a sociedade e pelo cuidado na restauração da casa-sede, a Fazenda Velha foi reconhecida pelo Patrimônio Histórico e Artístico do DF. “Os limites da fazenda remetem os visitantes a uma viagem pelo tempo, com possibilidades de interação com modos de vida, usos e costumes de nossos antepassados”, ressalta Maria Inês, que torce pela vitória do empreendimento.
A propriedade também fará parte do “Roteiro de Turismo Rural – Rota Norte”, desenvolvido pelo Sebrae no DF e pela Brasiliatur. “A fazenda faz parte do roteiro com diferencial histórico e cultural, enriquecendo a diversidade do turismo rural no DF”, ressalta a gestora do projeto de Turismo Rural do Sebrae no DF, Andreia Silva.
Além destes, a propriedade já faz parte dos roteiros turísticos: “Caminhos da Missão Cruls”, “Caminho do Anhanguera” e “Estrada Colonial”, desenvolvidos pela Brasiliatur. Conheça mais sobre a Fazenda Velha no site: www.fazendavelha.tur.br
Vote
Os votos para eleger as 7 maravilhas do patrimônio cultural material de Brasília já podem ser enviados para o Bureau Internacional de Capitais Culturais, pelo e-mail: brasilia@ibocc.org. O resultado será conhecido em julho. Mais informações: www.ibocc.org
Turismo
A Fazenda Velha possui um projeto de turismo pedagógico voltado para os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Durante a visita, os participantes ficam sabendo o que foi a Missão Cruls, conhecem como era a vida no século passado e o que é um patrimônio histórico. Mais crianças e adolescentes de todo o país poderão conhecer a propriedade histórica, agora que ela integra o “Programa de Turismo Rural Pedagógico do DF”, formatado pelo Sebrae no Distrito Federal.
Conheça as 25 candidaturas que aspiram converter-se nas 7 maravilhas de Brasília:
1. Palácio da Alvorada
2. Capela Nossa Senhora de Fátima – Igrejinha
3. Praça dos Três Poderes
4. Congresso Nacional
5. Palácio do Planalto
6. Supremo Tribunal Federal
7. Palácio da Justiça
8. Palácio do Itamaraty
9. Teatro Nacional Cláudio Santoro
10. Palácio do Jaburu
11. Memorial JK
12. Memorial dos Povos Indígenas
13. Museu da República
14. Biblioteca Nacional
15. Catedral
16. Catetinho
17. Meteroro – Obra de Bruno Giorgi (Palácio do Itamaraty)
18. As Iaras – Obra de Alfredo Ceschiatti (Palácio da Alvorada)
19. Dois Candangos – Obra de Alfredo Ceschiatti (Praça dos Três Poderes)
20. Torre de Televisão
21. Fazenda Velha
22. Mastro da Bandeira – Praça dos Três Poderes
23. Ponte JK
24. Ponte Costa e Silva
25. Santuário Dom Bosco
Serviço:
Os votos para eleger as 7 maravilhas do patrimônio cultural material de Brasília podem ser enviados, até o final de junho, para o e-mail: brasilia@ibocc.org
Conheça a Fazenda Velha: www.fazendavelha.tur.br