33.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Parceria entre Roche e Biominas será oportunidade para pesquisadores brasileiros

Data:

Identificar pesquisas de moléculas ou tecnologias inovadoras e oferecer aos pesquisadores que pretendem colocar seus produtos no mercado a oportunidade de avançarem com os estudos. Isso será possível por meio de uma parceria firmada nesta semana entre a farmacêutica Roche e a Fundação Biominas, empresa brasileira especializada em fomentar negócios em biotecnologia. A Biominas fará a prospecção de empresas ou instituições brasileiras aptas a firmar parcerias com o grupo Roche.

A prioridade da farmacêutica está em cinco áreas: oncologia, doenças inflamatórias, virologia, metabolismo e sistema nervoso central. “Nosso desafio será encontrar tecnologias em estágio de pesquisa avançado e altamente inovadoras, aplicáveis ao modelo Roche e sem impedimento regulatório”, afirma Denise Golgher, Gerente de Tecnologia e Novos Negócios da Biominas. O Grupo Roche afirma buscar a criatividade e a inovação onde elas estiverem, e o Brasil entrou no radar. “A Roche investe em pesquisa e desenvolvimento, anualmente, em todo o mundo, 17% do seu faturamento. Só no ano passado foram US$ 7 bilhões. Com a parceria pela busca de oportunidades no Brasil, a empresa reforça a postura de apostar no potencial de pesquisa do país e dá um grande passo para colocar em evidência estudos de cientistas brasileiros”, diz João Carlos Ferreira, Diretor de Operações Comerciais da Roche.

Apesar dos requisitos, não está descartada a possibilidade de agregar ao portfólio pesquisas em estágios iniciais, desde que apresentem potencial. Pelo acordo estabelecido entre Biominas e Roche, a fundação analisará os projetos promovendo contatos e visitas em instituições e empresas que desenvolvam pesquisas nas áreas de interesse – além dos contatos que a Biominas já possui, a empresa visitará universidades e utilizará a plataforma Lattes, no portal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologia (CNPQ), onde estão cadastrados pesquisadores brasileiros. Outra forma de atrair os cientistas será pela publicação de editais.

Após esse processo inicial – que vai do contato ao recebimento dos projetos – serão feitas análises técnicas e, havendo potencial, será oferecida a parceria com a Roche. Toda a estruturação da proposta e a intermediação do contato entre a instituição detentora da pesquisa e a farmacêutica será responsabilidade da Biominas.

“O mais importante nessa parceria é a oportunidade que se abre para a academia brasileira de provar a competência em pesquisa. Além da chance de poder atuar com uma empresa de atuação global e que atua com tecnologia de fronteira”, explica Adriana Moura, coordenadora da Divisão de Direito, Propriedade Intelectual e Aspectos Regulatórios da Biominas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Seis em cada 10 escolas têm regras para uso do celular pelos alunos

Seis em cada dez escolas de ensino fundamental e...

Ceprocamp abre matrículas para cursos de qualificação profissional no dia 15

As matrículas dos cursos de qualificação disponíveis no Centro...

Novo Ensino Médio mudará rotina da comunidade escolar

A aprovação da reforma do ensino médio pela Comissão...

Ceprocamp está com inscrições abertas para o curso Técnico em Química

O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) está...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363