20.9 C
Campinas
quinta-feira, setembro 19, 2024

Hipismo sua historia e a chegada em Campinas

Data:

O hipismo é um esporte conhecido pela elegância e surgiu do costume de nobres ingleses que praticavam a caça à raposa, quando os cavalos precisavam saltar troncos, riachos, pequenos barrancos e outros obstáculos que os caçadores encontravam pelas florestas. O desenvolvimento da atividade ocorreu no século vinte, com a criação das primeiras pistas com obstáculos exclusivamente para a prática de saltos. É um esporte que requer uma boa integração entre o cavaleiro e o cavalo.
O hipismo fez parte do programa da primeira Olimpíada da Era Moderna, em 1896, em Atenas, como esporte de demonstração. Mas foi incorporado definitivamente aos Jogos Olímpicos em 1912, em Estocolmo.
Homens e mulheres podem competir juntos com as mesmas possibilidades de vitória, os competidores são separados conforme a idade: mini-mirim (8 a 12 anos), mirim (12 a 14), juniores (14 a 18) e seniores (acima de 18). As principais modalidades são: Equitação Enduro e Hipismo Clássico.
No Brasil, a principal referência do hipismo nacional e do mundo hoje é Rodrigo Pessoa, conquistou três prêmios mundiais, títulos os quais o pai Nelson Pessoa (considerado um dos maiores cavaleiros de todos os tempos) tentou e não conseguiu.
O primeiro registro de uma competição de hipismo no Brasil foi em abril de 1641, a prova foi organizada por Maurício de Nassau, em Recife (PE), com a presença de cavaleiros brasileiros, holandeses e franceses.
Somente, em 1911, os primeiros clubes hípicos foram fundados no país: a Hípica Paulista (SP) e o Clube Esportivo de Equitação do Rio de Janeiro. A formação das hípicas era uma conseqüência natural do hábito de industriais e proprietários rurais de São Paulo praticarem a caça à raposa.
Em Campinas, o primeiro clube hípico foi fundado em 27/10/1948, na antiga Cantina Sorrento, esquina das ruas Tomas Alves Dr.Quirino, no centro histórico, onde oito pioneiros coordenados pelo major Job de Figueiredo, da coudelaria do exercito de Campinas, fundaram a SHC (Sociedade Hípica de Campinas) com a finalidade de introduzir o esporte hípico na região.
A primeira assembléia de associados foi realizada em 21/12/1948, com a participação dos 133 sócios fundadores que aderiram títulos até aquela data. Na oportunidade, foi eleito como primeiro presidente, o criador de cavalos de raça Fernão Pompêo de Camargo proprietário de uma das mais tradicionais e belas fazendas da região, a Sete Quedas. Com o crescimento do clube e a entrada de novos associados, geralmente os que tinham interesse em conhecer e praticar hipismo, foi necessário a transferência da sede para uma área de quatro alqueires na Fazenda Tapera, da família Von Zuben. Flavio da Rosa de Andrade Junqueira, engenheiro agrônomo e fazendeiro, em seus dois mandatos de presidente, realizou os primeiros concursos hípicos de nível estadual e nacional do clube.
O hipismo foi alavancado com a realização de inúmeros torneios oficiais sob a supervisão da Federação Paulista de Hipismo, passando a Hípica de Campinas a ser respeitada como celeiro de craques neste esporte de elite. Cavalgar transformou-se num esporte, hoje em dia o hipismo é praticado por homens, mulheres e crianças de todas as idades.
Rafael Libertini

Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Botafogo e São Paulo começam a disputar vaga na semi da Libertadores

Botafogo e São Paulo começam a decidir quem avança...

Rayane Soares ganha ouro e bate o recorde mundial nos 400m

A corredora maranhense Rayane Soares, 27, se tornou campeã paralímpica...

Brasil tem mais 5 pódios. Rosi ganha 1º bronze do judô. Carol se despede com 5 medalhas

O torcedor brasileiro ficou mal acostumado nos últimos dias....

Atletismo confirma status de potência e reforça o quadro de medalhas brasileiro

Oito ouros, cinco pratas e dez bronzes. Vinte e...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363