No próximo sábado, dia 19, será realizada em Cunha a III Cavalgada na Lua Cheia com Luau. A cavalgada terá duração de cerca de duas horas e no luau será servido um churrasco de costela de boi. No comando do fogo de chão estará o chef Edyr Barretto, proprietário da Pousada dos Girassóis. O show musical é do compositor, violeiro (viola caipira) e cantor Oswaldinho Viana e da compositora, percussionista e cantora Marisa Viana, cujas músicas levam a uma viagem pelo interior do Brasil, com seus ritmos, coloridos e “causos” carregadas do ingênuo humor caipira.
O preço do luau, com jantar, será de R$ 30,00 por pessoa. Quem quiser participar também da cavalgada, de aproximadamente duas horas, pagará mais R$ 30,00.
Paralelamente a isso está sendo realizado na cidade o Acordes na Serra, XV Festival de Inverno de Cunha, promovido pela Prefeitura Municipal, com shows musicais à noite a partir das 23 horas. No dia 18, na Praça da Matriz, haverá a apresentação de Paula Lima. Dia 20, domingo, será o encerramento da Festa do Divino, com a tradicional procissão e queima de fogos.
O inverno é a época em que a região de Cunha fica mais bonita, com sol e um céu azul de brigadeiro durante o dia e um bom frio à noite (sempre muito estrelada), que os visitantes podem curtir ao pé da lareira das pousadas e restaurantes.
A Cavalgada e o Luau são uma iniciativa da Confraria de Pousadas de Cunha. Os visitantes que se hospedarem em qualquer uma das pousadas da Confraria poderão participar de toda essa programação.
Reservas e maiores informações diretamente com as seguintes pousadas, que compõem a Confraria de Pousadas de Cunha:
Pousada e Restaurante dos Girassóis – (12) 3111.1426 e (12) 9756.1309
www.pousadadosgirassois.com
Pousada e Restaurante Dona Felicidade – (12) 3111.1878
www.pousadadonafelicidade.com.br
Pousada da Mata – (12) 3111.8041, (12) 9738.4578 e (11) 9653.7249
www.pousadamata.com.br
Pousada e Restaurante Terra Viva – (12) 3111.8000
www.pousadaterraviva.com.br
Pousada Candeias – (12) 3111.2775
www.pousadacandeias.com.br
INFORMAÇÕES SOBRE CUNHA
A Estância Climática de Cunha, um dos municípios mais extensos do Estado de São Paulo, fica a meio caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro, a 45 km de Guaratinguetá (na Dutra) e a igual distância de Paraty (no litoral). A cidade é pequena e pacata, conservando o clima das cidades esquecidas nas serras, e está rodeada por uma extensa zona rural onde metade de sua população de cerca de 23 mil habitantes vive nas roças, em meio a grandes reservas de Mata Atlântica. É pródiga em rios, riachos e cachoeiras de todos os tamanhos e oferece trilhas de grande beleza para os caminhantes. É também uma porta aberta ao sossego e à beleza da natureza ainda preservada.
A cidade surgiu com a abertura do Caminho do Ouro, por onde cruzavam, no passado, tropas de mulas carregadas com as riquezas das Minas Gerais, em direção ao porto de Paraty. Hoje o município é mais conhecido por sua produção de cerâmica artística de alta qualidade e por abrigar, em suas vastas terras, as nascentes do rio Paraíba. Saindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro chega-se a Cunha tomando-se a Via Dutra até a cidade de Guaratinguetá, de onde sai a rodovia Cunha Paraty. Sobe-se então a serra até o km 45, onde está o portal da cidade.




