A embaixadora global da Avon Fundation, Reese Witherspoon, empresta sua beleza para uma causa muito nobre: contribuir para reduzir os índices de violência doméstica com a venda da Pulseira da Atitude. O acessório já pode ser adquirido nos catálogos da Avon.
“Uma em cada três mulheres do mundo é afetada pela violência doméstica. Apóio de coração os esforços da Avon e do Unifem para dar fim a essa verdadeira epidemia global,” disse Witherspoon. “É difícil para cada uma de nós fazer uma pausa em nossa vida diária para pensar sobre o que podemos fazer para dar melhores condições de vida às mulheres em todo o mundo. Individualmente, é quase impossível fazer a diferença. Mas, juntas, podemos mudar o mundo. Adorei a pulseira e o que ela representa: nosso poder coletivo, nossa solidariedade, nossa determinação e nossa esperança”.
Com a ação, a empresa espera alcançar a marca de R$ 1 milhão, que será doado ao escritório regional Brasil/Cone Sul do Unifem (Fundo de Desenvolvimento da ONU para a Mulher). A instituição é parceira mundial da Avon e, no Brasil, irá promover uma ampla divulgação da Lei Maria da Penha, para vários públicos, inclusive para operadores da lei.
A pulseira traz o símbolo do infinito em metal prateado. Ele simboliza o futuro sem limitações para as mulheres, que merecem estar seguras, autônomas, saudáveis, para buscar seus sonhos e transformá-los em realidade. “Nossa maior causa é contribuir para que essas condições estejam presentes, e a mulher possa se desenvolver em todos os seus papéis”, diz Luis Felipe Miranda, presidente da Avon Brasil.
A pulseira custa R$ 5 e todo o lucro líquido, no valor de R$ 4,05, será inteiramente revertido para o escritório regional do Unifem Brasil/Cone Sul, que usará o recurso em ações voltadas para um projeto de divulgação da Lei Maria da Penha, criada em 2006 para combater a violência doméstica contra a mulher.
Nem a Avon nem a revendedora terão lucro com esta venda. A empresa assumiu todos os gastos com a distribuição e divulgação da pulseira. Além disso, doará mais R$ 4,05 por pulseira vendida, até um total de R$ 500 mil.
A atriz, famosa no País pelo filme “Legalmente Loira” e que tem um Oscar no currículo, destacou sua admiração pela força feminina. “É difícil para cada uma de nós fazer uma pausa em nossa vida diária para pensar sobre o que podemos fazer para dar melhores condições de vida às mulheres em todo o mundo. Individualmente, é quase impossível fazer a diferença. Mas, juntas, podemos mudar o mundo. Adorei a pulseira e o que ela representa: nosso poder coletivo, nossa solidariedade, nossa determinação e nossa esperança”.
Os esforços da iniciativa do Brasil somam-se à campanha mundial da Avon, Speak Out against Domestic Violence, que existe desde 2004 e já investiu, por meio da Avon Foundation, mais de US$ 6 milhões em ações com o objetivo de reduzir os índices de violência contra a mulher, em várias partes do mundo. No Brasil, a campanha é coordenada pelo Instituto Avon, organização não governamental que, desde 2003, vem trabalhando por causas relacionadas à saúde e bem estar da mulher.