São Paulo se prepara para receber um de seus mais tradicionais eventos de rua. Acontece no proximo domingo, dia 17 de agosto a Feria da Vila Madalena, um encontro artístico cultural que pelo 31º ano movimenta esse charmoso bairro paulistano.
Organizado pelo Centro Cultural da Vila Madalena, o evento vem soltar um grito pela desconstrução da violência, pela afirmação da democracia e liberdade em todos os sentidos. Esse ano traz o lema “Arriba Libertad!”, celebrando também a libertação da franco-colombiana Ingrid Betancourt, e espera receber 60.000 visitantes – 20% mais que na última edição – que terão à disposição quatro palcos e 600 barracas com manifestações culturais, shows, ação social, comidas típicas, roupas e trabalhos artesanais, do jeito que o paulistano gosta.
Criada em 1978, a Feira da Vila Madalena tinha o objetivo de integrar os antigos moradores do bairro com os jovens estudantes da Universidade de São Paulo que começavam a chegar. Hoje, passados 30 anos, o evento recebe moradores da Vila e de bairros vizinhos como Pinheiros, Perdizes, Jardins e Higienópolis, oferecendo opções de lazer e diversão para todas os gostos.
Como nas edições anteriores, a Feira terá quatro palcos, divididos por temas. O palco Chorinho receberá grupos desse ritmo reconhecidamente brasileiro, imortalizado por artistas como Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha. No palco Sujinho, por onde já passaram nomes como Mamonas assassinas, em sua primeira grande apresentação, Nando Reis e Planta e Raiz, bandas e cantores de Mpb e rock têm a sua vez.
O Palco Novos Talentos dá espaço às revelações do cenário musical paulistano e o Palco Rádio serve para os comunicados oficiais da organização, recados e toca ainda estilos musicais variados.
Já conhecidos do público, em 2008 a Rua das Crianças e a Rua da Cidadania continuam agitando a Feira e querem se manter como alguns dos locais mais disputados. O espaço para as crianças, na rua Felipe Alcaçova, terá atividades infantis como jogos, brincadeiras e contadores de histórias. A Rua da Cidadania, além do apoio do Soho, que fará cortes de cabelo a preços simbólicos, terá como novidade é a participação da Expedição Brasil Melhor – Solidariedade Off Road, que pelo 3º ano distribuie alimentos nas regiões mais carestes do pais.
As novidades da 31ª edição da Feira da Vila Madalena serão a Feira de Opiniões, que contará com a participação de muitos partidos políticos e a presença da OAB e ONGs, e a Rua da Moda, espaço que terá a participação de 30 jovens estilistas de uma universidade paulistana. Lá os jovens talentos terão stands próprios e desfiles exibirão suas coleções ao longo do dia.
Consolidada no calendário cultural da cidade de São Paulo, a Feira da Vila Madalena se apresenta cada vez mais renovada. Sempre lançando novos nomes e abrindo espaços para o lazer e a divulgação artística, se destaca por ser todo feito por voluntários e trazer à São Paulo uma opção de lazer e cultura para jovens e famílias curtirem todo o domingo.
Pena ser apenas uma vez por ano!
Serviço:
Feira da Vila Madalena
Dia 17 de agosto, das 10 às 18 horas
Entre as ruas Fidalga, Mourato Coelho, Fradique Coutinho, Aspicuelta e Wisard.
Entrada Franca
Sobre a Expedição Brasil Melhor:
Expedição Brasil Melhor – 2008 – Rali do Bem
Ação social, aventura e muita emoção em sete dias de viagem e solidariedade pelo interior do país. Essa é a Expedição Brasil Melhor, evento organizado por Luiz Anchieta (diretor geral) e que chega a sua terceira edição em 2008.
Reunindo um grupo de empresários paulistas e fortes patrocinadores, a Expedição se aventura por locais pouco conhecidos do Brasil levando alimentos, materiais escolares e oferecendo palestras sobre orientação médica e odontológica.
Movidos pela solidariedade mais do que pela competição, 70 aventureiros percorrerem 3500 km de 25 a 01 de agosto. Os 22 carros e 7 caminhões sairam de Palmas (TO) no dia 25/7, passando pelo Parque Estadual do Jalapão, seguindo pelos estados do Tocantins e Bahia até alcançar o curso do Rio São Francisco, por onde segueram até Barra de São Miguel, no litoral alagoano, próximo à foz do Velho Chico. O Rio, aliás, foi o tema da edição 2008 da Expedição. Após levar seus veículos 4×4 para a Chapada Diamantina em 2006 e para o Pantanal em 2007, 2008 é o ano em que a Expedição levanta poeira e leva os participantes a conhecer um pouco mais da história do Brasil, visitando locais por onde passaram Maria Bonita, Lampião e seus cangaceiros.
Após distribuir 66 toneladas de alimentos em 2007, na edição desse ano a organização distribuiu 110 toneladas de donativos, 5000 cestas basicas, 27.000 kits escolares, 22.000 kits odontológicos, brinquedos, um aumento significativo em três anos da expedição.
A distribuição é dividida em duas frentes. A equipe de apoio segue pela estrada (on-road) e faz a entrega da maioria dos donativos. Uma pequena parte segue com os 4×4 pelas trilhas off road e estradas de difícil acesso, onde eles levam esperança e solidariedade às famílias e comunidades mais afastadas.
Em mais um ano a Expedição Brasil Melhor partiu para sua aventura, promovendo sua ação social, levando carinho e esperança, desbravando fronteiras e fazendo um Brasil Melhor.
O idealizador e diretor do evento, Luiz Anchieta acumula mais de 15 anos de experiência em eventos deste tipo, tendo dirigido por cinco anos a Expedition do Rally dos Sertões e realizado a Expedição do Ouro (Parati a Tiradentes). Ele conta com a colaboração da Casas Bahia, Mercedes Benz, Plural, Ipiranga, LAAE, CBA, Banco de Eventos, Gocil, Posigraf, Marini, Radan, Habile, Yasuda, entre outros muitos colaboradores. A EBM se destaca entre as maiores ações sociais do Brasil.




