13.9 C
Campinas
quinta-feira, julho 10, 2025

Famílias do Semi-Árido terão água para produzir alimentos

Data:

12 milhões de reais serão destinados a projetos para captação e armazenamento de águas das chuvas

A primeira água obtida a partir da cisterna foi para beber. Agora, muitas famílias de baixa renda do Semi-Árido brasileiro terão a segunda água, para produção de alimentos. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) publicou edital que vai destinar R$ 12 milhões para apoiar projetos que visem a captação e armazenamento de águas das chuvas para uso na agricultura familiar.
O diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) do MDS, César Medeiros, explica que a água das cisternas domiciliar não é suficiente para as famílias usarem na agricultura. “Por isso, decidimos ampliar o atendimento do programa para as famílias terem uma segunda água, que possa ser utilizada no cultivo de alimentos e, dessa forma, melhorar a segurança alimentar e nutricional”.
O edital SESAN/MDS nº 15/2008 é destinado aos Estados do Semi-Árido. Os projetos deverão contemplar a implementação de tecnologias testadas, de baixo custo e de comprovada eficiência. Entre as tecnologias que poderão ser usadas, por exemplo, tem a barragem subterrânea e o tanque de pedra.
Entre os critérios para a classificação dos projetos, serão analisados a adesão ao Programa Garantia Safra do MDA; apoio à estruturação e funcionamento do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA); atendimento do Programa Bolsa Família; atendimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC); freqüência de agricultores familiares (PRONAF A e B), cobertura do Cadastro Único no Estado, apoio aos programas ou ações de convivência com o Semi-Árido e/ou às tecnologias sociais de aproveitamento As propostas serão avaliadas por uma comissão formada por representantes do MDS, da Associação Brasileira de Captação e Chuva (ABCMAC), da Rede de Tecnologia Social (RTS), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agência Nacional de Águas (ANA). O prazo final para entrega das propostas é dia 6 de outubro. O resultado será divulgado dia 17 de novembro.
Outras informações podem ser consultadas no edital, publicado dia 05/09 no Diário Oficial da União e disponível no site do Ministério: http://www.mds.gov.br/programas/editais.

Cisternas

A cisterna é uma tecnologia popular para a captação de água da chuva e representa solução de acesso a recursos hídricos para a população rural dispersa do Semi-Árido brasileiro. Construídas com placas de cimento, elas permitem armazenar 16 mil litros de água, o suficiente para o uso de uma família de cinco pessoas durante o longo período da seca que se estende por até oito meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Polícia Federal e CGU fazem operação contra fraude em serviços de saúde no Piauí

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25/6), a Operação...

Hospitais privados vão atender o SUS em troca de dívidas com a União

Campinas - Em uma iniciativa inédita que promete desafogar...

Copom decide nesta quarta se pausa ciclo de altas na Taxa Selic

Com a inflação desacelerando, mas alguns preços, como a...

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.877...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade