Proprietários terão que manter a originalidade para licenciar o veículo em 2009
A partir do mês de agosto, cerca de 54 mil proprietários de automóveis movidos a álcool, gasolina ou gás, flagrados desde novembro emitindo poluentes acima dos níveis permitidos pela legislação serão chamados por carta para realizarem a inspeção veicular. Aqueles que não atenderem à convocação terão o licenciamento dos veículos bloqueados em 2009.
O responsável por reconhecer os carros com problemas é um equipamento instalado em vias públicas, que conta com uma tecnologia que, por meio de raios infravermelho e ultravioleta, faz a medição de gases nos automóveis em movimento e detecta as concentrações desses poluentes emitidos pelos escapamentos. O equipamento fotografa o veículo analisado e os dados são enviados à Prefeitura de São Paulo. Os automóveis, em circulação pelas ruas de São Paulo, equipados com falso catalisador ou com o equipamento com a vida útil comprometida estão sendo flagrados pelo sensoriamento remoto.
A exigência da inspeção fará com que os motoristas tenham que manter a originalidade do sistema de exaustão para serem aprovados na inspeção veicular. A troca de peças por equipamentos originais garante um melhor funcionamento do veículo e conseqüente economia para o proprietário. O não uso ou inoperância do catalisador, além de causar danos mecânicos ao carro, prejudica a saúde não só do proprietário, como de toda a população e também polui o meio ambiente, pois não cumpre suas funções de neutralizar a emissão de gases produzidos por veículos em funcionamento.
A Inspeção Veicular, que passa a ser obrigatória para automóveis e motocicletas a partir de janeiro de 2009, irá contribuir para inibir a prática da retirada do catalisador automotivo.
Quando trocar o catalisador
Um catalisador genuíno, que vem no veículo novo, tem durabilidade mínima de 80 mil quilômetros. Trincas, quebras, derretimento e entupimento da cerâmica também são sinais para a troca imediata, além da não conversão dos gases. Os catalisadores para o mercado de reposição têm durabilidade mínima de 40 mil quilômetros conforme regulamentação do CONAMA. A verificação deve ser feita por profissionais especializados em oficinas e centros automotivos.