Alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos I (EJA I – anos iniciais do ensino fundamental) apresentaram seus trabalhos no dia 16 de setembro, com o tema “Gente que faz Campinas dar certo”.
O evento, em comemoração aos 21 anos da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), foi realizado no Palácio dos Azulejos.
A forma de apresentação é livre e a mostra contará com maquetes, cartazes e caixas de memórias, por exemplo.
Todas as 278 salas de aula do EJA I, que contam com alunos na faixa etária acima dos 14 anos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na infância, prepararam algum trabalho.
A coordenadora do EJA I Walmira Lange Álvares Campo ressalta que a amostra valoriza os alunos e favorece a troca de experiências “Sem o aluno, não existiria a Fumec e trazê-los para essas atividades culturais extra-curriculares é fundamental para a formação”, completa.
EJA I
Atualmente, 5,5 mil alunos retomaram os estudos, dos primeiros anos do ensino fundamental (1ª à 4ª séries), por meio do EJA I, da Fumec. As aulas são ministradas em locais como escolas, hospitais, administrações regionais, igrejas e associações de moradores. A Prefeitura, que disponibiliza o material necessário, professores e funcionários, dá a chance do cidadão encontrar a unidade mais próxima da sua casa.
As matrículas podem ser feitas durante todo o ano. Ao contrário de cidades em que os horários para as aulas do EJA são limitados – em geral à noite – Campinas oferece o curso em todos os períodos e, anualmente, reorganiza os locais das salas de aula para estar sempre próximo dos alunos.