Evento, promovido por grupo de pesquisa da UFSCar, será proferido por professora brasileira que acompanha a experiência italiana com a educação para as crianças. Evento é aberto a todos os interessados
No próximo dia 23 de outubro, a UFSCar promove a palestra “A Pedagogia Italiana: por uma pedagogia para a infância macunaímica e pós-colonial”, que será proferida por Ana Lúcia Goulart de Faria, professora da Faculdade de Educação da Unicamp. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa da UFSCar “Estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil”, coordenado por Anete Abramowicz, do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade.
A Itália é reconhecida como exemplo mundial em Educação Infantil devido à qualidade do trabalho e o comprometimento desenvolvidos na área. A palestra apresentará a experiência deste país na educação para crianças entre 0 e 6 anos. Ana Lúcia Goulart já traduziu diversos livros italianos que tratam do tema e visitou o país para conhecer de perto a Pedagogia Infantil trabalhada. Durante a palestra, ela apresentará vídeos de atividades com bebês desenvolvidas na Itália e diversos materiais que representam a experiência do país.
Para Anete Abramowicz, vários aspectos diferenciam a Educação Infantil italiana da brasileira. “A criança é muito valorizada lá porque a Itália é uma nação com um número baixo de crianças. Além disso, toda a sociedade se vê comprometida e responsável para com a Educação Infantil, diferentemente do que acontece aqui no Brasil”, comenta Anete, acrescentando que a carreira do professor da infância é extremamente valorizada e reconhecida pelos italianos. Outro ponto que diferencia a questão educacional entre Brasil e Itália, de acordo com ela, é a formação obrigatória dos docentes. “Aqui no Brasil, somente agora é que se obriga que os professores da infância tenham formação superior. Inclusive, até 2010 todas as escolas terão de adequar seu corpo docente à nova exigência. Na Itália, isso já é lei há muito tempo. Qualquer professor da educação infantil tem, no mínimo, curso superior completo”, afirma a professora.
A atividade tem início às 9 horas, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, na área Norte do campus São Carlos da UFSCar. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail anetabra@ufscar.br. A palestra gratuita e aberta a todos os interessados, principalmente professores, alunos de graduação e pós-graduação envolvidos com o tema. Não é necessário fazer inscrição prévia.




