Dr. Hélio, grande entusiasta da lei, não estava presente
Uma nova lei para Divulgação e Fomento do Turismo em Campinas foi apresentada na segunda-feira, no Salão Azul da Prefeitura. A lei tem por objetivo atrair os empresários que vêm à cidade para encontros de negócios, mas vão embora no final de semana.
Hoje, o setor hoteleiro paga uma alíquota de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) de 5%. A partir dessa nova lei, o valor será reduzido para 3% se o hotel aderir ao Fundo de Apoio ao Turismo Municipal e se o estabelecimento gerar novos empregos o valor pode chegar a 2%.
O Dr. Hélio não estava presente porque foi convocado pelo presidente Lula para uma reunião em São Paulo. Ele foi representado pelo secretário de finanças, Paulo Mallmann, que agradeceu imensamente aos vereadores por terem entendido o propósito da lei e possibilitado a sua aprovação. “O Dr. Hélio tem feito um grande esforço para atrair investimentos para a cidade e para isso temos que ter a rede hoteleira como parceiros”, salientou. Mallmann disse ainda, que a os hotéis não eram parceiros da prefeitura por causa do IPTU que era muito abusivo, mas que a prefeitura já está trabalhando para corrigir esse problema e tornar o valor do imposto justo.
De acordo com o vereador Jorge Schneider, Campinas tem um PIB (Produto Interno Bruto) maior que o de muitos Estados e ainda, que todas as novas tecnologias passam pela cidade. “Fomos abençoados por Deus, temos todos os recursos naturais, só precisamos saber utilizá-los. A população tem que conhecer a cidade”, acredita.
Schneider explicou ainda, que o Fundo será gerido por quem entende do assunto. Será administrado pelo município, pela rede hoteleira e por empresários de outros segmentos.
Para a presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, Alexandra Caprioli, a cidade não pode perder a sua vocação para o turismo de negócios, mas tem que atrair o visitante para ficar com a sua família no final de semana e aproveitar todas as possibilidades que Campinas oferece.
Entenda
A diferença do valor do ISSQN pago pelos hotéis será depositada diretamente nesse Fundo que será utilizado para gerar ações que atraia mais visitantes e investidores para Campinas. Na realidade, a rede hoteleira continuará pagando o mesmo valor do imposto, mas a diferença vai para o Fundo será revertida para os próprios hotéis.
Francisco Lima Neto




