ATÉ 11 DE DEZEMBRO – 3 ÚLTIMAS SEMANAS
Texto de Germano Pereira Direção de Rubens Ewald Filho
da obra de D.H.Lawrence
Espaço Satyros 2 – quartas e quintas – 21h
Pela primeira vez, é adaptado para os palcos o romance clássico “O Amante de Lady Chatterley, de D.H. Lawrence”, num texto de Germano Pereira e direção de Rubens Ewald Filho. No elenco, Germano Pereira (como Lawrence e também Mellors, o Amante), Ana Carolina Lima (Constance) e Ailton Guedes (o marido, Clifford).
A história da jovem inglesa burguesa Constance que aceita casar com um lorde, seu antigo namorado que perdeu o uso das pernas e ficou impotente durante a Segunda Guerra Mundial, e que terá um relacionamento explosivo e liberador com o guarda-caça da propriedade deles, provocou escândalo em todo o mundo por ter sido proíbido pela censura, tanto na Inglaterra (terra natal de Lawrence), quanto nos Estados Unidos.
Quando foi finalmente liberado, em 1959, por uma decisão da Corte Suprema norte-americana deu margem assim ao fim da Censura. A decisão confirmava que todo cidadão tem o direito de ler o que bem entender, sem censura prévia. O Livro que existia apenas em edições piratas se tornou um enorme best-seller e foi adaptado algumas vezes para o cinema e, recentemente, numa versão francesa premiada. A diferença é que a diretora Pascale Ferran se baseou na segunda versão do livro que Lawrence foi obrigado a reescrever, ou seja, censurada. Enquanto que a montagem teatral é baseada na versão definitiva, naturalmente mais ousada e madura.
“Bem antes do ator Pedro Cardoso levantar a polêmica sobre o excesso de nudez no cinema”, explica o diretor Rubens Ewald Filho, “nós já assumimos isso. No palco, a nudez é ainda mais freqüente e normal. Por vezes, até gratuita. Por isso, ousamos ser diferentes. A intenção é fazer um espetáculo saudavelmente erótico, mas sem tirar a roupa de ninguém. Nós procuramos seduzir pela palavra, pela ação, pela poesia, pela encenação. ”
“Considero O Amante uma das obras mais eróticas já escritas e também um ícone para a minha geração. A adaptação de Germano procura não traí-la. Ao contrário, tem trechos literalmente extraídos de Lawrence. Inclusive a defesa que ele fez nos tribunais”, diz Ewald.
O Amante de Lady Chatterley
Texto de Germano Pereira da obra de D.H.Lawrence
DIREÇÃO: Rubens Ewald Filho
ELENCO: Germano Pereira, Ana Carolina de Lima e Ailton Guedes
ESTRÉIA: dia 5 de Novembro
TEMPORADA: até 11 de Dezembro
DATA: Quartas e Quintas-feiras
HORÁRIO: 21h
LOCAL: Espaço Satyros 2 Praça Roosevelt, 134 Tel. (11) 3258. 6345
DURAÇÃO: 80 minutos
LOTAÇÃO: 90 lugares
INGRESSOS: R$ 20,00 / meia entrada R$ 10,00
RECOMENDAÇÃO: 14 anos
BILHETERIA abre uma hora antes do espetáculo
Somente dinheiro
Não tem acesso para deficientes/ não tem ar condicionado
FICHA TECNICA:
Direção Geral: Rubens Ewald Filho
Prod Executiva ,
Dir.Arte e Figurinos: Nadine S.Trzmielina
Direção Musical: Maestro Marcello Amalfi e Ivam Cabral
Coreografia tango: Osmar Odone e Sol Viviano
Iluminação: Flavio Duarte
Sonoplastia: Nilson Poeta
Fotografia: Paola Prado
Center Vision equipamentos: Nilson A.Rodrigues
Visagismo : André Mateus
Assistencia Geral: Sergio S. Santos
Objetos e Pinturas: José P.Queiroz Filho
Cartaz e Folhetos: Marcelo Pestana
Costureiras: Kako Furui e ass. Eliane Ferreira