Para concorrer às bolsas integrais é preciso ter renda familiar de, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa (R$ 622,50)
O Senac São Paulo anuncia a ampliação de sua Política de Concessão de Bolsas de Estudos para 2009. A partir de 17 de novembro, os interessados poderão se inscrever para concorrer a uma das 22 mil vagas gratuitas em todo o Estado de São Paulo. As bolsas integrais serão oferecidas para os programas Aprendizagem, Educação para o Trabalho e Capacitações para Redes Sociais, Garçom e Cozinheiro, além de Cursos Técnicos (qualificações e habilitações) e Capacitações, todos com carga horária superior a 160 horas.
Na unidade Campinas serão beneficiados 906 alunos nas modalidades citadas acima. Todos os títulos do portfólio do Senac serão contemplados com vagas gratuitas. A relação de turmas e as respectivas unidades que oferecerão as bolsas estarão no portal da instituição (www.sp.senac.br/bolsasdeestudo), a partir de segunda-feira (17/11). As aulas terão início em janeiro.
A Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo prevê, ainda, que, além das bolsas 100% gratuitas, serão oferecidas bolsas que podem variar de 50 a 100% para cursos livres, que tenham carga horária inferior a 160 horas, e especializações técnicas. “Nossa Política de Bolsas é constantemente adequada para aumentar as oportunidades de inclusão social por meio da educação e do aprendizado. A ampliação proposta para 2009 já contempla o acordo firmado com o Ministério da Educação”, declara Roland Zottele, gerente de desenvolvimento do Senac São Paulo.
O acordo assinado com o governo federal estabelece que , em 2009, serão destinados 20% da receita compulsória para bolsas integrais; em 2010, 25%; em 2011, 35%; em 2012, 45%, em 2013, 55%, até chegar a 66,6%, em 2014.
Critérios de seleção
Para se candidatar a uma das vagas gratuitas, o interessado pode fazer inscrição em uma das unidades do Senac na capital, interior ou litoral do Estado de São Paulo. É possível também fazer pré-inscrição para o processo seletivo pelo portal. Será necessário atender aos seguintes pré-requisitos:
· Ter renda familiar de, no máximo, um salário mínimo e meio (considerando-se o salário mínimo nacional) por pessoa. Deve-se somar a essa renda salários, pensões, aposentadorias, rendimentos informais, recebimento de aluguéis ou qualquer outra forma de obtenção de renda, dividido pela quantidade de pessoas da família;
· Não participar de nenhum outro processo de triagem de bolsas de estudos em outras unidades do Senac São Paulo;
· Não estar matriculado na turma para a qual deseja solicitar bolsa;
· Ser egresso ou estudante matriculado em cursos da Educação Básica;
· Ser trabalhador empregado ou desempregado;
· Posição na família (arrimo ou dependente);
· O interessado deve viver em grupo familiar: conjunto de pessoas vivendo sob o mesmo teto, cuja economia é mantida pela contribuição de seus integrantes;
· Classificação no processo seletivo, quando houver. A classificação de candidatos à bolsa deverá ser feita paralelamente à classificação de candidatos regulares, já que as condições não são iguais;
· Ser pessoa com deficiência – a Unidade deve verificar se há condições efetivas de atendimento (metodológicas e de acessibilidade);
· Ser egresso ou estudante dos Programas de Aprendizagem em Comércio de Bens e Serviços, Educação para o Trabalho ou outros Programas gratuitos do Senac São Paulo.
Cursos técnicos
Para os que se interessarem em ingressar nos cursos técnicos do Senac e que não possuem o perfil para concorrer à bolsas de estudo, poderão se inscrever nos 36 títulos das 53 unidades do Senac no Estado. Serão oferecidos cursos nas áreas de administração e negócios, comunicação e artes, design, gastronomia, hotelaria, tecnologia, meio ambiente, moda, saúde, bem-estar, turismo e educação, em 2009.
Para mais informações é só acessar o portal da instituição www.sp.senac.br
Sobre o Senac São Paulo
Comprometido com a inclusão social pela educação, o Senac São Paulo dispõe de uma variada programação de cursos livres – visando a rápida preparação para novas tecnologias, conceitos e temas contemporâneos – 36 títulos de cursos técnicos, 30 de graduação no vestibular 2009 – entre bacharelado, tecnologia e licenciatura –, bem como 57 títulos de pós-graduação e programas de extensão universitária.
Desenvolve seu modelo educacional com um quadro de docentes especializados, mestres e doutores, além de dispor de uma estrutura que privilegia salas e laboratórios modernos para pesquisas, produção de conhecimento e vivências práticas. Conta com o Centro Universitário Senac, responsável por três campi – Santo Amaro, na zona sul da capital, Águas de São Pedro e Campos do Jordão, ambos no interior paulista – e dois hotéis-escola: o Grande Hotel São Pedro e o Grande Hotel Campos do Jordão, que garantem um conceito inovador de hospitalidade, bem-estar e profissionalismo aos seus hóspedes.
Possui, ainda, 53 unidades que se distribuem entre a capital, Grande São Paulo, interior e litoral. A diversidade de sua atuação possibilita que a instituição ofereça atendimento corporativo e ainda estenda a sua programação a outros países pela educação a distância. E mais: instiga o debate e a cultura com as publicações da Editora Senac São Paulo.
Áreas de atuação: administração e negócios, tecnologia da informação, gastronomia e nutrição, lazer e eventos, turismo e hotelaria, arte e cultura, audiovisual, design, idiomas, moda, publicidade, jornalismo, desenvolvimento social, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho.




