Dez artigos finalistas do 1º Prêmio Nacional de Estudos e 11 trabalhos selecionados para participar da 1ª Mostra Nacional de Estudos sobre o Programa Bolsa Família serão apresentados nos dias 24 e 25 de novembro, em evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) na Academia de Tênis, em Brasília (DF). Na ocasião, serão também divulgados os resultados do 2º Prêmio Práticas Inovadoras na Gestão do Programa Bolsa Família e do Prêmio Josué de Castro de Boas Práticas em Gestão de Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional.
Os artigos tratam da contribuição do Programa Bolsa Família no combate à pobreza e à desigualdade, dos seus efeitos para a população beneficiária e das inovações implementadas na sua gestão. A apresentação dos trabalhos selecionados será feita em painéis que contará também com a participação dos responsáveis pelas propostas finalistas do 2º Prêmio de Práticas Inovadoras de Gestão do programa, promovendo a articulação e a integração do debate e das reflexões entre estudos relacionados aos efeitos e resultados da transferência condicionada de renda e as experiências de gestão e implementação em curso.
Pesquisadores, acadêmicos, especialistas e interessados pelo Bolsa Família do Brasil e de outros países enviaram artigos. As inscrições foram encerradas no dia 27 de outubro e o MDS recebeu 44 artigos para a 1ª Mostra e 37 artigos candidatos ao 1º Prêmio Nacional de Estudos, que premiará, no dia 25 de novembro, os três que alcançaram as melhores classificações. Os trabalhos têm o objetivo de contribuir para o aprimoramento, a sistematização e a divulgação do conhecimento produzido acerca do programa que atende 11 milhões de famílias e se transformou em referência internacional de combate à pobreza. Os artigos inscritos na mostra e no prêmio passarão a compor um banco de estudos sobre o Bolsa Família, disponível no sítio do MDS, a ser lançado no evento.
Os autores dos três artigos premiados irão participar de missão de estudos internacional, com despesas pagas pelo MDS, para conhecer uma das seguintes experiências de programas de transferência condicionada de renda: Programa Oportunidades, executado pelo governo do México; Programa Chile Solidário, executado pelo governo do Chile; ou Programa Famílias em Ação, executado pelo governo da Colômbia.
Durante o evento, também serão apresentadas as 31 práticas finalistas do Prêmio Práticas Inovadoras na Gestão do PBF e as melhores iniciativas na área de segurança alimentar, selecionadas pelo Prêmio Josué de Castro.




