“Meu sonho é que o governo do meu país tenha políticas públicas dirigidas à juventude rural”. O sonho do jovem paraguaio Cornelio Notario Medina é compartilhado por outros 39 jovens argentinos, chilenos, uruguaios e brasileiros. Eles estarão reunidos no Rio de Janeiro entre os dias 22 e 25 de novembro participando do segundo módulo do Curso Regional de Formação de Jovens Rurais. A atividade faz parte da programação da X Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (REAF), que prosseguirá até o dia 27 de novembro.
O curso busca ser um espaço de diálogo político e integração de propostas. Reúne jovens, organizações, instituições e autoridades responsáveis pelas políticas desses países. Um dos destaques da programação será a palestra, no dia 23, do ex-ministro da Agricultura do Chile no governo do presidente Salvador Allende, Jacques Chonchol, que é também ex-diretor do Instituto de Altos Estudos da América Latina da Universidade de Paris. Ele defende uma mudança profunda na política de reforma agrária na América Latina e o estímulo à agricultura familiar como incentivo à tecnologia e à criação de programas de segurança alimentar.
Para o consultor da Assessoria Internacional e de Promoção Comercial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Francesco Pierri, não há formulação e implementação de políticas públicas sem um consenso ou debate amplo dentro da sociedade. “A melhor forma de criar esse debate é partindo dos jovens. Eles é que permanecerão no campo e são eles que demandam, neste momento, políticas públicas específicas. Por isso, acredito que temos que qualificar, organizar e tornar permanentes ocasiões como as proporcionadas nesse encontro”, defende.
Especialista em políticas públicas e gestão governamental do MDA, Guilherme Brady analisa que o Curso abriu um espaço importante de diálogo entre as organizações sociais e os governos. “Isso permitirá que os jovens sejam protagonistas e possam indicar como podemos trabalhar juntos nas questões que afetam a vida de todos”, afirmou.
Participação brasileira
Um dos 9 representantes brasileiros será o jovem Marcos Brambilla, do município paranaense de Medianeira. Ele reconhece no curso um meio de subsidiar a elaboração de políticas públicas mais integradas em torno dos países que compõem o Mercosul. “As experiências brasileiras são exitosas. Essa integração poderá ajudar os demais países a alcançar o que aqui já conseguimos”, acrescentou. Segundo a jovem Ionara Albani, de Marcelino Ramos (RS), os outros países têm o Brasil com o referência. “Apesar de saber que ainda temos muito o que conseguir, já avançamos bastante. Isso contribui para valorizar os debates”, avalia.
O primeiro dos quatro módulos desse curso foi realizado na Argentina no último mês de agosto. Um dos professores foi o paraguaio Luis Caputo. Segundo ele, mais de 50% das pessoas na América Latina que trabalham no campo têm menos de 30 anos. “Nesse sentido, o Curso é fundamental para dar possibilidade a esses jovens de aprender, aumentar seu capital social e, dessa maneira, incidir positivamente nos espaços de integração institucionalizados do Mercosul”, afirmou.
O Curso Regional de Formação de Jovens Rurais foi formulado a partir dos trabalhos de um dos grupos temáticos da REAF – o de Juventude Rural. O objetivo desse grupo é promover o acesso a terra, a inserção produtiva e a formação e capacitação dos jovens do campo como agentes de desenvolvimento, líderes de suas organizações sociais e atores econômicos. Os outros grupos temáticos são: Gestão de Riscos/Seguro Agrícola; Gênero; Acesso a Terra e Reforma Agrária; e Facilitação de Comércio.
Saiba mais
A REAF é realizada a cada seis meses com o objetivo de discutir e formular recomendações acerca de políticas públicas, ações e projetos relacionados à agricultura familiar. As deliberações são encaminhadas ao Grupo Mercado Comum (GMC) e ao Conselho Mercado Comum. Caso sejam aprovadas, tais recomendações passam a ser implementadas no Mercosul. Esta edição será realizada entre os dias 22 e 27 de novembro, no Hotel Windsor Guanabara (Av. Presidente Vargas, 392, Centro- RJ).
Anexos relacionados:
http://www.mda.gov.br/arquivos/1957819320.jpg




