Pouca gente sabe que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra ) é um dos maiores agentes de moradia do Brasil. Para se ter uma idéia, nesta sexta-feira (21) o presidente do Incra, Rolf Hackbart, e o prefeito de Novo Mundo, Nelson Baumgratz, vão entregar 1.102 casas novas e 134 reformadas. As habitações fazem parte de seis assentamentos de trabalhadores rurais no município, que fica no chamado Nortão, a 785 km de Cuiabá. Novo Mundo tem cerca de 7 mil habitantes, quase todos assentados do Incra.
As obras, que serão inauguradas às 9h da manhã com a presença do governador em exercício, Silval Barboza, incluem a recuperação e construção de 187 km de estradas ou ramais dentro dos assentamentos. É por meio dessas estradas que os assentados da reforma agrária conseguem escoar o que produzem, desde o arroz, o feijão o leite até os hortifrutigranjeiros que vão abastecer as regiões de Alta Floresta e Sinop, principais municípios da região norte do Mato Grosso, perto da fronteira com o Pará.
Para garantir que as estradas dos assentamentos tenham trânsito permanente, o Incra vai gastar R$ 5 milhões para compra de uma patrulha mecanizada. É um conjunto de máquinas que a prefeitura vai administrar. Inclui tratores de esteira, motoniveladoras, uma pá carregadeira, um rolo compactador, uma escavadeira hidráulica, caçambas e um caminhão. Quando as chuvas terminarem, em março, as máquinas já estarão chegando.
O dia vai ser histórico para a cidade: um outro convênio vai permitir que a adutora da Funasa leve água tratada para os assentamentos. Mas a região também tem altos índices de desmatamento, inclusive em assentamentos. Por isso, o Incra acertou com a prefeitura que os assentados vão receber mudas nativas para recuperar áreas degradadas. Os recursos vão sair do programa Territórios da Cidadania, uma vez que Novo Mundo e municípios próximos integram o território Portal da Amazônia.




