Ao contrario do que a mídia mostrando em suas diversas formas de comunicação, Santa Catarina esta em condições perfeitas para receber seus visitantes no verão 2009. As estradas estão liberadas e o acesso esta totalmente livre para circular pelo belíssimo litoral. Estivemos no local para poder saber a opinião dos turistas e ninguém se arrependeu de ter ido curtir as férias nesse maravilhoso lugar. Todas as praias estavam cheias e o movimento não caiu.
O Estado Catarinense possui 500 km de extensão de praias, apenas 30 km sofreram danos sérios com a calamidade. No restante do estado foi apenas muita chuva, mas nada além disso.
O pequeno estado brasileiro, com pouco mais de 6 milhões de habitantes, reúne em seus singelos 95,4 mil km² uma diversidade de cenários e gentes que deslumbra os que o visitam. Praias de areia branca, águas claras, emolduradas por lagoas, rios, montanhas e exuberante Mata Atlântica. As canoas coloridas e as redes, a comida, os rostos e sotaques remetem ao arquipélago português. Os imigrantes vieram em busca do óleo de baleia na antiga terra dos índios carijós.
O parque temático Beto Carreiro World, no Balneário de Penha, é a maior atração turística da região. Este é o momento que Santa Catarina mais precisam do turismo para conseguir reerguer com os prejuízos que tiveram. As pousadas e hotéis tiveram uma procura menor para a passagem do ano, mas as reservas esgotaram. “Eu sempre alugo meu apartamento para temporada, esse ano foi bem difícil, achei que não fosse conseguir, mas deu certo! Estranhei muito o movimento da Ilha, esta calmo, no ano passado demorarei mais de 4 horas para atravessar do leste para o norte da ilha numa noite de réveillon, mas agora foi tranqüilo e sem trânsito, acredito que tenha sido pela repercussão das enchentes e desmoronamento na televisão”, afirma Caio Nogueira – engenheiro civil.
Na região ao norte de Florianópolis as águas são calmas e existe uma boa infra estrutura turística, Jurerê, Canasvieiras e Ingleses são as mais procuradas. No leste, ficam a Lagoa da Conceição e as praias da Joaquina, Mole e Barra da Lagoa, redutos de gente jovem e praticantes de esportes radicais. O sul é mais agreste, e praias como Armação e Pântano do Sul atraem por sua tranqüilidade, barcos coloridos e redes de pesca. Assim é a Ilha de Santa Catarina, deliciosa fatia do paraíso, capital habitada por 280 mil privilegiados, um dos principais destinos turísticos do Brasil e opção de residência para quem busca qualidade de vida.
Agitada pelo turismo no verão, a região vende tranqüilidade no resto do ano. Lindas praias desertas e bucólicas estradas de terra, os cenários que parecem perdidos no tempo. Uma terra de contrastes, onde a agitação da vida moderna convive com a placidez das comunidades do interior.
As ondas de Garopaba e Imbituba dividem com o fascínio histórico de Laguna o mérito de atrair milhares de visitantes para a região, onde belos cenários naturais também estimulam a prática do ecoturismo.
Ondas com tamanho e formação ideais para o surf fazem com que a região entre a Guarda do Embaú e Laguna seja conhecida como “Havaí Brasileiro”, atraindo surfistas o ano inteiro. Garopaba é o pólo irradiador do surf na região, e praias como Ferrugem e Silveira são famosas em todo o Brasil. O mesmo acontece com as praias do Rosa e da Vila, no vizinho município de Imbituba, e do Mar Grosso e Farol de Santa Marta, em Laguna. “Aqui no Rosa a situação está normal. Houve algumas desistências em pousadas, mas nada de impressionante, e além do mais a procura dos argentinos está maior que no ano passado. Fui contatado pela Editora Letras Brasileiras para guiar jornalistas pelas praias, e acho que esta é uma iniciativa necessária”, diz Rogério Monteiro – jornalista.
Para quem gosta de natureza, Santa Catarina é o paraíso. A diversidade geográfica do estado, aliada a uma cobertura vegetal rica e preservada, garante aos adeptos do ecoturismo opções fascinantes. Mergulho, vôo-livre, trekking, montanhismo, canoagem e rapel são algumas das modalidades esportivas praticadas com entusiasmo em terras catarinas.
Santa Catarina esta pronta para recebê-los
Data:




