A cidade de Campinas está agora dividida em cinco macros zonas e a direção está centralizada nas mãos dos diretores
A Prefeitura Municipal de Campinas extinguiu a Coordenadoria das Administrações Regionais (COAR) e criou a Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Com essa mudança, cada macro zona passa a ter um diretor. Sousas e Joaquim Egídio fazem parte da macro zona leste, que agora é dirigida por José Afonso da Costa Bittencourt.
As cinco macro zonas compreende o Centro, Cambuí, Nova Campinas, Taquaral, Alphaville e a duas subprefeituras de Sousas e Joaquim Egídio. Ao todo são quatro administrações e duas subprefeituras.
Segundo Bittencourt a idéia do prefeito Hélio é descentralização da Prefeitura Municipal de Campinas. O estudo da logística da cidade foi realizado pela Fundação Getúlio Vargas.
Com essa nova forma de administração, as subprefeituras ganham seus próprios maquinários e ferramentas. ”Inclusive já iniciamos o processo de compra e venda destes materiais para a nova sede que brevemente será inaugurada”, disse Bittencourt.
O tema é bastante polêmico, pois alguns acham que a partir de agora, com os subprefeitos respondendo diretamente aos diretores de cada região, pode limitar ainda mais a sua autonomia e representatividade política. “Os subprefeitos continuam com o mesmo poder e representação, o que muda é apenas a logística de administração. Todos os comissionados da prefeitura são cargos políticos e a qualquer momento podem ser destituídos”, declara Bittencourt.
Questionado sobre o caso ocorrido recentemente nos distritos, quando o subprefeito fez a retirada das terras de obra particular, Bittencourt foi bem pontual ao afirmar que a orientação do prefeito é que fica proibido qualquer tipo de serviço de ordem particular. Somente poderão ser atendidos casos em que ocorra intervenção da subprefeitura em casos emergenciais, como por exemplo, as enchentes ou queda de árvores.
Hoje, as subprefeituras executam serviços de limpeza, consertos de calçadas, retirada de entulhos, ou seja, uma função meramente braçal.




