Organizações das Nações Unidas aproveitam data para conscientizar da importância deste bem natural
Um dia para abordar a importância desse fenômeno natural e suas principais fontes de sustentação energética, distribuição, qualidade, consumo e cuidados para que não entre em escassez esse recurso tão importante para todo o mundo é o dia 22 de março. Em 1992 foi determinada pela ONU (Organização das Nações Unidas), na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), no Rio de Janeiro esta data como o dia mundial da água.
A principal causa para a criação desse dia é conscientizar sobre esse bem natural e que o tema deve ser tratado com relevância. Segundo dados da ONU, apenas 0,008 de toda a água do nosso planeta é potável (própria para o consumo) e grande parte das fontes desta água, rios, lagos e represas, está sendo degradada, poluída e contaminada pelo homem.
Uma possível falta desse recurso no futuro fez com que O Dia Mundial da Água se destacasse como forma de conscientização e reflexão sobre como resolver esse problema. No mesmo dia, a ONU divulgou um documento importante: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, nela há uma seria de medidas e informações para a conscientização da população e dos políticos.
A colaboração de todos é fundamental para economizar água. Pequenas atitudes fazem a diferença. São eles: Deixar de lavar o carro com mangueira e lavar com um balde, o que gera uma economia de 600 litros de água, gastando-se apenas 40 litros com o balde, desligar a torneira enquanto escova os dentes, economia de 15 litros de água, desligar o chuveiro em dias quentes, varrer a calçada em vez de lavar e lavar a louça com a água desligada. Adotando-se esses costumes podemos preservar essa fonte preciosa e natural.
Rafael Libertini