O trabalho desenvolvido por alunos da 1ª série do ensino fundamental da Escola do Sítio, em Barão Geraldo, vai ser lançado em março
Vinte e três crianças, que no ano de 2002 tinham entre 7 e 8 anos, são as ilustradoras do livro “Minha amiga dos olhos de gato”, da escritora campineira Margareth Brandini Park, que vai ser lançado no dia 19 de março, em Sousas, distrito de Campinas.
O livro foi escrito especialmente para um presente a uma amiga de infância da autora, mas antes de ser entregue foi lido para os alunos durante uma aula da 1ª série do ensino fundamental, na Escola do Sítio, que fica em Barão Geraldo.
O resultado do exercício virou um projeto de aprendizado lúdico que transformou as crianças em ilustradoras da obra. A experiência aconteceu em 2002. As 42 páginas do livro, antes só com textos, ganharam desenhos relativos à história que retrata as lembranças da infância da autora, vivida em Sousas, em companhia de uma amiga que tem “olhos de gato”. Várias passagens da convivência entre as amigas aconteceram na área onde hoje funciona o Cecóia – Centro Comunitário Irmão André – que dá atendimento sócio-educativo a crianças e adolescentes carentes.
Os momentos da infância, relatados pela escritora, servem de base para o aprendizado de vários aspectos da vida de uma criança, como o medo, a frustração, a auto-estima e as relações afetivas da criança com a escola, destacados na publicação paradidática, que inicia a coleção Infância Viva, da editora Árvore do Saber. Outra lição do livro é a amizade, conceito que Pedro Matsuda, de 9 anos, entende bem: “Eu achei importante participar do projeto, porque gosto muito de ajudar as pessoas. Espero que muitas crianças aprendam bastante com o livro que ajudei a construir”, disse.
Segundo a professora Renata Sieiro Fernandes, que sugeriu a atividade e acompanhou a produção gráfica das crianças, a expectativa é grande entre os alunos. “Eles não imaginavam que os desenhos feitos em sala de aula seriam publicados num livro de verdade e estão ansiosos para o lançamento”. Os desdobramentos da experiência acontecem até hoje. As crianças da 4ª série, em que estão os ilustradores, são contadores de histórias aos menores da escola e quando chegam na 5ª estão preparados para escrever e ilustrar o próprio livro. Depois da novidade, Gabriel Moncada Leite, de 9 anos, já faz planos: “É a oportunidade de ser um ilustrador famoso”.
A manhã de autógrafos, das crianças e da autora do livro, vai acontecer no dia 19 de março, a partir das 10 horas, no Cecóia, na rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo, 151, na saída de Sousas, anexo ao Colégio Notre Dame.