27.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 21, 2024

Celulite não possui cura, mas pode ser amenizada, diz médica

Data:

Graças às altas temperaturas, o corpo ganha mais evidência com a chegada do verão. As brasileiras tiram do armário peças menores, que combinam com a estação. Mas 90% delas, segundo estatísticas clínicas, se deparam com a pele das pernas, nádegas ou braços esburacada ou com depressões: a celulite. Na idade média, ela chegou a ser retratada por artistas como Renoir como um aspecto essencial na beleza feminina. Hoje, embora seja incurável, a ciência tenta ameniza-la pela mudança de hábitos diários e o auxílio de alguns aparelhos.

Mas porque a celulite se forma em nosso corpo? Segundo a médica pós-graduada em Medicina Estética e uma das especialistas da Corporis Estética Médica, Dra Maria Cristina Belotti, devido à retenção de líquidos e à ação de hormônios femininos, o tecido subcutâneo sofre alterações no corpo da mulher. “O aumento da espessura destes tecidos e a perda da aderência a estruturas mais profundas provoca depressões e saliências na pele, deixando-a semelhante a uma casca de laranja.”, explica a médica.

Existem diferentes estágios da celulite, desde o grau mais simples, em que ela só se evidencia com a fricção da pele, até o nível mais elevado, com profundos desníveis. De acordo com Maria Cristina, alguns hábitos podem prevenir o surgimento da celulite. “É recomendável evitar fast foods, frituras, refrigerantes, sedentarismo e roupas muito apertadas, que impedem a circulação”, aconselha. Para ela, cigarro, álcool, anticoncepcionais e saltos altos também são grandes vilões.O único hábito de que se pode lançar mão à vontade é a ingestão de água.

Quando estas medidas não são suficientes, pode-se investir em intervenções como a eletrolipoforese, como explica Maria Cristina. “Por meio de agulhas que transmitem eletrodos sob a pele, quebra-se as células de gordura, promovendo o aumento da atividade celular, que auxilia por sua vez na dissolução dos nódulos de celulite”.

De acordo com a especilista, associar o tratamento a massagens técnicas como drenagem linfática também pode ajudar no combate à celulite. “Ela ajuda a drenar líquidos e melhora a circulação, o que desfavorece o desenvolvimento da celulite, além de promover relaxamento do corpo”, afirma Maria Cristina.

Outras técnicas indicadas por especialistas são a mesoterapia, ultrasom, subincisão, endermoterapia, entre outras. Mas vai um alerta importante: “Se nenhum dos tratamentos for associado a hábitos saudáveis, o desempenho será inferior”, lembra Maria Cristina.

Mas um detalhe, segundo a médica, não pode ficar de fora para quem deseja se tratar. “Eu uso de total sinceridade com as pacientes de quanto é possível fazer para amenizar o problema, mas não que ele seja curado completamente”, reconhece.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Mais de mil migrantes são resgatados em três dias no Canal da Mancha

Na quarta-feira, um migrante morreu após ter sido resgatado...

Internet vicia crianças e adolescentes, diz pesquisa

A população brasileira está entre as mais conectadas do mundo....

Mãe de Neymar seria nova Sugar Mommy do momento

Nadine Gonçalves, 52 anos, mãe do jogador Neymar, assumiu recentemente...

Violência doméstica aumentou em 50% como consequência do isolamento social e da quarentena

Vivemos um momento ímpar na história recente onde nenhum...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363