Aos 13 anos, 1,73 de altura, nascida na Itália e residente no Brasil há nove anos, Chiara Sophie Bastida se revela como atriz.
Apesar de pouco tempo de preparação e atuando apenas como figurante; Chiara se dedica na interpretação da sua personagem na novela; uma menina da aldeia.
Mas mesmo como figurante ela estréia na telinha da Globo, sonho de muitas meninas de sua idade.
Ela inclui entre os seus principais projetos a faculdade de Biologia. “Quero me aperfeiçoar em tudo e penso também em fazer escola de arte dramática na Itália”.
Em Sousas, Chiara faz teatro no Instituto de Artes com a professora Luana Lopes.
O grupo apresentou uma peça chamada “A Comédia do Coração” na Società Italiana, no dia 12 de dezembro.
Como surgiu o convite para participar da novela “Como uma Onda?”.
Eu estava na semana de “saco cheio” com a escola, em Tinguabá em um bairro de Ubatuba aí o pessoal da Rede Globo estava fazendo algumas filmagens com as pessoas locais. Então me perguntaram se eu queria fazer um teste e eu topei. Fui escolhida pelo André que procurava uma menina como eu, clara e de olhos azuis.
Pediram-me para ficar em Tinguabá por uma semana para fazer as filmagens da novela, mas minha mãe queria me levar embora. Eu chorei muito…
Voltamos a Campinas e então minha mãe decidiu me levar para Ubatuba e fazer as gravações da novela.
Em quantos capítulos você vai aparecer?
Eu não tenho os capítulos, todo mundo me pergunta, mas eu não sei. Foram dois dias de gravações. Eles vão gravando várias cenas, mas depois cortam. Fazemos várias cenas; umas iguais, outras diferentes por isso precisamos gravar várias vezes.
E como você se saiu nas filmagens?
Como minha primeira experiência, eu gostei muito, achei muito legal. Não é uma coisa muito fácil de fazer. Temos que ficar lá sentada esperando a vez. Não pode fazer isto, não pode fazer aquilo. Tem que esperar o cara falar o que vai fazer e às vezes temos que repetir a mesma cena várias vezes. Se você apenas esbarrar no ator, por exemplo, tem que fazer tudo de novo. É cansativo, mas vale a pena.
E já surgiram outros convites além deste?
Só na Itália e como modelo.
E como é trabalhar com os artistas famosos das novelas?
Os figurantes ficam de lado. Os atores até passam por nós, mas não se pode chegar muito perto ou ficar conversando com eles, porque a equipe técnica não gosta.
Acho que o ator deva ser valorizado pelos personagens que ele representa e não ser idolatrado como pessoa.
Quanto tempo você ficou gravando?
Fiquei em Ubatuba uma semana, mas gravei somente dois dias porque estava chovendo muito.
E você acha que eles vão te chamar novamente?
Eu ainda não sei.