20.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Cuidando da vida: olhar integrativo sobre o ambiente e o ser humano

Data:

No cenário de aquecimento global presente nos dias de hoje, a palavra cuidar está em evidência. Pensando nisso, a Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) lança livro que tem o objetivo de contribuir para um maior conhecimento do tema “cuidar”, que é fundamental para a qualidade e a continuidade da vida na Terra. A obra “Cuidando da vida: olhar integrativo sobre o ambiente e o ser humano” foi pensada quando as autoras, Dóris Lieth Nunes Peçanha, professora do Departamento de Psicologia da UFSCar, e Luciana Stoppa dos Santos, formada pelo curso de Psicologia da Universidade, verificaram uma carência de precisão conceitual e de compreensão sistêmica do significado da palavra “cuidar”.
De acordo com Dóris Peçanha, a obra está dividida em duas partes: “Cuidando de Gaia” e “Cuidando do ser humano”. O livro discorre, no início, sobre o tema Gaia porque essa teoria expressa uma profunda percepção ecológica do mundo. O vínculo entre essa visão e o comportamento de cuidado que lhe é correspondente é uma conexão psicológica. “A obra trata desde a saúde ambiental até a saúde humana”, explica a professora.
Segundo Dóris Peçanha, o livro envolve o cuidado com o ambiente, o cuidado com o outro e o cuidado consigo mesmo. A obra traz como novidade a integração do tema “cuidar” desde sua origem mitológica até a definição e a exemplificação dessa ação nos aspectos ambientais. No livro são revistos conceitos pertinentes às atitudes do cuidador no encontro terapêutico, a fim de favorecer uma compreensão do processo saúde-doença e reforçar o compromisso de cuidar da Vida no planeta. A obra é recomendada a todos e, em especial, ao profissional da saúde que queira refletir sobre conceitos e atitudes envolvidos no cuidado humano e ambiental.
Ao longo de toda a obra são integrados sentimentos, atitudes e técnicas que permitem compor um referencial consistente de intervenções que motivam e guiam profissionais ao ato de cuidar. Abordando temas como compaixão, ternura e carícia, o livro oferece um mapa para a realização de intervenções, quando o cuidar não implica mais resgatar a saúde, mas resgatar a própria habilidade de cuidar do ser quando esse enfrenta a morte. As autoras convidam os que querem ser denominados cuidadores a ampliar suas consciências e a facilitar que as pessoas assumam seus desejos de plenitude, até que atinjam um nível superior de saúde quando a essência transparece na existência. O livro pode ser adquirido pelo site www.editora.ufscar.br. Mais informações sobre a obra também pelo telefone (16) 3351-8117.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Prefeito recebe D. Bertrand de Orléans e Bragança em visita de cortesia

Dário Saadi e o príncipe imperial conversaram sobre comemoração...

Jornalista lança livro “O médico que virou monstro”, crime que chocou o Brasil

Lançado pela Editora Máquina de Livros, “O médico que...

Os espiões norte-americanos por trás da Lava Jato

Os interesses ocultos dos Estados Unidos na Lava Jato são...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363