21.9 C
Campinas
sexta-feira, fevereiro 27, 2026
spot_img

TST reconhece multa de 40% sobre o FGTS

Data:

Tribunal Superior do Trabalho reconhece o pagamento da multa integral para os trabalhadores que se aposentaram e continuaram trabalhando

O Tribunal Superior do Trabalho, recentemente, reconheceu o pagamento integral da multa de 40% do FGTS, em caso de aposentadoria do empregado, mesmo na permanencia do trabalhador e do contrato de trabalho dentro da empresa. Segundo o advogado do Escritório Pires Herrera Advogados, Rodrigo Herrera, antes deste reconhecimento, entendia-se que a aposentadoria era uma modalidade de extinção do contrato de trabalho. Assim, os empregados que se aposentavam e continuavam trabalhando para o mesmo empregador, quando dispensados, recebiam do empregador a multa de 40% apenas sobre o saldo depositado na data de sua dispensa, sem considerar o montante de direito deste profissional que permaneceu na empresa.
De acordo com Rodrigo Herrera, o Supremo Tribunal Federal inovou o entendimento anterior, após decidir que a aposentadoria do empregado não é causa de extinção do contrato de trabalho. Esse posicionamento levou o TST a ampliar a possibilidade dos empregados aposentados reivindicarem a multa integral de 40% sobre todo o saldo de FGTS, aí incluídos os valores levantados por ocasião da aposentadoria, por ocasião de seu desligamento final da empresa. Mesmo ante a decisão do TST, em algumas turmas dos tribunais inferiores ainda permanesce o entendimento anterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Polícia Federal e CGU fazem operação contra fraude em serviços de saúde no Piauí

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25/6), a Operação...

Hospitais privados vão atender o SUS em troca de dívidas com a União

Campinas - Em uma iniciativa inédita que promete desafogar...

Copom decide nesta quarta se pausa ciclo de altas na Taxa Selic

Com a inflação desacelerando, mas alguns preços, como a...

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.877...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade