21.9 C
Campinas
sexta-feira, fevereiro 27, 2026
spot_img

Trabalho aos domingos e suas regulamentações

Data:

O Ministério do Trabalho e Emprego assinou com empregadores e comerciários um documento que assegura o apoio a um texto de Projeto de Lei ou Medida Provisória sobre a regulamentação do trabalho aos domingos. O documento, que será enviado ao Congresso Nacional para votação, objetiva resolver uma ampla discussão sobre as condições de trabalho aos domingos, fixando, finalmente, a proporção de dois domingos trabalhados por um de folga.
A própria lei já permitia o trabalho aos domingos, desde que garantido ao trabalhador o descanso em pelo menos um domingo por mês. A questão é, contudo complexa, eis que a lei remete ao atendimento às normas de proteção ao trabalho – artigos 67 a 69 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) – que, em síntese, vinculam a legalidade do trabalho em domingos ao estabelecimento de escala de revezamento, permitindo ao trabalhador o descanso semanal de 24 horas consecutivas.
Algumas empresas estão dispensadas de autorização para funcionarem aos domingos, de acordo com o disposto no Decreto 27.048/49. O decreto apresenta uma relação taxativa das atividades que têm permissão para o trabalho nos dias de repouso, entre as quais não se inclui o comércio varejista em geral, mas apenas as atividades relacionadas a produtos de necessidade mais premente de consumo como: alimentação, remédios, feiras livres etc.
De outro lado, a abertura do comércio aos domingos se sujeita às Convenções Coletivas, que em algumas regiões do país, proíbem ou restringem, por exemplo, a abertura das concessionárias de veículos aos domingos. É uma questão intrincada, pois onde a lei federal não restringiu o trabalho aos domingos, não deveria a convenção impedi-lo.
Diante de uma situação que não é satisfatória nem para os empregados nem para os comerciantes, é muito bem vinda a iniciativa de se criar uma regulamentação única que tenha validade para todo o varejo. A idéia de um projeto de lei ou uma medida provisória que, sem obrigar a abertura do comércio, estabeleça critérios de funcionamento aos domingos poderá, finalmente, colocar um ponto final nessa questão.

Nadia Demoliner Lacerda é advogada trabalhista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Polícia Federal e CGU fazem operação contra fraude em serviços de saúde no Piauí

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25/6), a Operação...

Hospitais privados vão atender o SUS em troca de dívidas com a União

Campinas - Em uma iniciativa inédita que promete desafogar...

Copom decide nesta quarta se pausa ciclo de altas na Taxa Selic

Com a inflação desacelerando, mas alguns preços, como a...

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.877...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade