Em artigo publicado no Estado de Minas em 21/12, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, deixou claro que suas expectativas quanto à implantação da rádio digital ainda este ano foram por água abaixo. Ele esperava o resultado dos testes realizados pela Universidade Mackenzie, supervisionados pelo Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Até agora a conclusão é de que o Iboc, modelo norte-americano, e o DRM, modelo europeu, têm muitos problemas que precisam ser solucionados.
O texto é uma resposta às cobranças da jornalista e professora Nair Prata para que ele cumprisse as promessas da rádio digital.
O ministro esperava que um dos sistemas ou até mesmo um sistema híbrido pudesse responder às expectativas e necessidades do mercado brasileiro.
No artigo, ele apresenta problemas nos sistemas apontados por nos Estados Unidos e Europa e deixa claro que “Brasil está atento a tudo isso e só tomará uma decisão quando ela for tecnicamente correta e atender o interesse público. A demora não é nossa. O rádio digital, mesmo nos países de origem, tem ainda muitos problemas que precisam ser solucionados antes de tomarmos uma decisão que terá um impacto direto nas comunicações, na indústria eletroeletrônica e principalmente nas políticas públicas de inclusão digital”.
Ele continua dizendo que “como fez na decisão da TV Digital, o Governo Brasileiro não escolherá ‘um sistema de rádio digital até o fim de 2008’, como diz equivocadamente a articulista. Vamos indicar as ferramentas que devem compor a arquitetura do rádio digital. Na verdade, entre outras exigências, já amplamente divulgadas, o sistema terá de contemplar a transmissão em FM e OM, no mesmo canal, cobrir todas as zonas de sombras do rádio analógico, dar à indústria brasileira acesso aos detalhes técnicos do padrão, promover a transferência de tecnologia e não ter custo para o rádio-ouvinte”.
Segundo sua assessoria de imprensa, Hélio Costa nunca defendeu nenhum dos sistemas. Acreditava que o norte-americano poderia atender junto com o europeu, mas sempre defendeu que a decisão seria baseada nos testes que estão sendo realizados. Suas expectativas eram de que uma resposta positiva poderia sair ainda este ano.
Hélio Costa aponta problemas para implantar rádio digital no Brasil
Data:




