Em relação à pesquisa Datafolha, publicada na Folha de São Paulo desta quarta-feira ( 85% dos jovens entre 12 e 22 anos são contra o fumo em lugares fechados), a Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi), embora não tenha sido procurada para comentar o tema, gostaria de reiterar sua posição acerca deste tema em recorrente discussão.
Como um dos públicos envolvidos e interessados na discussão, a Abresi concorda com a regulamentação equilibrada que visa a acomodar todo e qualquer tipo de público nas dependências de estabelecimentos como bares, hotéis e restaurantes.
Neste sentido, a ABRESI e seus associados apresentaram proposta clara de criação de espaços para fumantes em áreas segregadas com a devida tecnologia para exaustão de ar. Esta solução ponderada permite o atendimento aos nossos clientes e conseqüentemente a manutenção dos nossos negócios.
Nossa proposta se respalda igualmente em iniciativas semelhantes de diversos países e em pesquisa pública realizada pelo Vox Populi em outubro de 2008 que informa que mais de 80% dos freqüentadores de bares e restaurantes concordam com a criação de áreas específicas para fumantes de forma a resguardar os direitos dos não fumantes de não serem expostos à fumaça do cigarro.*
Adicionalmente, os dados da pesquisa Datafolha apresentam um retrato de faixa etária (12 a 22 anos) que não condiz com o espírito de nossa proposta econômica e técnica, e muito menos com o caráter responsável com que esta entidade e suas afiliadas conduzem seus negócios.
A Abresi, assim como demais entidades que possam ser impactadas mediante apelos de cunho ideológico que não refletem a realidade socioeconômica brasileira, está confiante na sua busca por soluções tecnológicas capazes de atender todo e qualquer tipo de público e acredita nos tomadores de decisão e no Legislativo Brasileiro a fim de que as liberdades individuais sejam preservadas conforme determina a nossa Constituição.
Além da ABRESI, assinam esta nota as seguintes entidades de trabalhadores e empresários do trade turístico:
UGT – União Geral dos Trabalhadores
FECHSESP – Federação dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares do Estado de São Paulo
FHORESP – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo
FHORESC – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina
FHOREMG – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Minas Gerais
FENACTUR – Federação Nacional de Turismo
Sindicato de Hotéis, Restaurantes,Bares e Similares do Estado do RN
SINDGTUR – Sindicato dos Guias de Turismo
ARCATUR – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Categoria Turismo
AMHOBRAS – Associação de Meios de Hospedagem do Brasil
APAM – Associação Paulista de Motéis
AREGALA – Associação de Restaurantes Gastronômicos das Américas
CONFAMETUR – Confederação Americana dos Organismos Empresariais Turísticos
CETLA – Conselho Empresarial do Turismo Latino Americano
* Fonte: Vox Populi (1010 entrevistados – 500 fumantes e 510 não-fumantes -, no Estado de São Paulo, entre 4 e 10 de outubro de 2008, com margem de erro de 4,3%).




