Empresários da região serão os primeiros a ter acesso a consultoria e atendimento gratuitos
O comércio varejista da região da Avenida Suassuna, no Distrito Industrial de Campinas (DIC), será o ponto de partida do Programa Comércio Varejista do Sebrae-SP em Campinas. Com o objetivo de aumentar as vendas, atrair o consumidor e afastar a crise, melhorando a competitividade dos micro e pequenos negócios, o programa atenderá cinco regiões da cidade. O lançamento, com a apresentação detalhada das ações, ocorrerá nesta quinta-feira (23), a partir das 19h, na rua Jetiba, 804, Jd. Aeroporto (Salão da Comunidade São Geraldo Magela).
Fruto da parceria entre o Sebrae-SP no Sudeste Paulista, o Senac, o Sindivarejista (Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região) e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, além do DIC, o projeto será levado para a região do Campo Grande, Centro e distritos de Barão Geraldo e Sousas. Na apresentação, os empresários receberão as informações técnicas e poderão fazer a adesão ao programa.
Região dos DICs
O programa é gratuito e aberto a todas as empresas formais do comércio varejista, independentemente do setor em que atuam (lojas de roupas e calçados, restaurantes, farmácias etc.). Os bairros foram definidos de forma conjunta entre o Sebrae-SP e os parceiros, considerando locais com alta concentração de estabelecimentos que atuam no varejo. Na região do DIC, a proposta do programa é atender o comércio varejista situado na avenida Suassuna e adjacências.
Na região Sudoeste que abriga o DIC, vivem cerca de 300 mil pessoas e, de acordo com o levantamento preliminar realizado pela Secretaria de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, ao longo da Avenida Suassuna existem mais de 200 pontos comerciais de varejo, com predominância de minimercados, bares e restaurantes, padarias, lojas de roupas e calçados e varejões que comercializam produtos hortifrutigranjeiros.
Considerada uma das áreas de maior crescimento nos últimos anos em Campinas, a região dos DICs passou a contar com comércio próprio em vários segmentos. Na avaliação da presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, o comércio é a vitrine de uma cidade e a melhoria dos estabelecimentos é fundamental para atrair clientela, gerar lucro para o empresário e desenvolvimento para o município. “A região do DIC tem um comércio forte e a implantação de novos acessos viários vai acelerar o desenvolvimento”, avalia.
Segundo o secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Sinval Dorigon, o papel da Administração é estimular o crescimento e o desenvolvimento econômico de Campinas por meio de parcerias. “Queremos incentivar a centralidade nessas localidades. Os moradores não têm a necessidade de se deslocar até o Centro da cidade para efetuarem suas compras”, destaca. “O comércio de bairro ganhou força e já existem grandes centros de varejo em diversas regiões da cidade, vamos atuar de forma descentralizada, trabalhando nos bairros para fortalecer o comércio local”, avalia o gerente do Sebrae-SP, Vlamir Sartori.
O Programa em todo Estado
Elaborado a partir do convênio estadual firmado entre o Sebrae-SP e Senac, o Programa Comércio Varejista prevê o atendimento de cerca de 9 mil micro e pequenas empresas de vários segmentos em todo o Estado. Na Região de abrangência do Sebrae-SP em Campinas também serão contemplados os municípios Sumaré, Hortolândia, Valinhos, Pedreira, Jaguariúna, Serra Negra e Conchal.
O programa é gratuito e será desenvolvido em três etapas com enfoque no Visual Merchandising, relacionamento com o cliente (público-alvo da empresa, atendimento e pós-venda) e controle e gestão do negócio (estoque, fluxo de caixa e aspectos da área financeira).
Na primeira etapa, com duração de três a quatro meses, os empresários serão acompanhados por consultores especializados do Senac que farão visitas em cada um dos estabelecimentos que aderirem ao programa. No total, serão avaliados 20 itens, incluindo vitrine, comunicação visual, acesso à loja, disposição e apresentação dos produtos, provadores (em lojas de roupas), limpeza, climatização, entre outros.
A consultoria nos pontos-de-venda terá duração de trinta dias, sendo que o resultado do levantamento será apresentado aos empresários e possibilitará definir as ações para melhorar os negócios. Cada empresa participante receberá o diagnóstico individual com a avaliação do estabelecimento e sugestões para que o empresário possa melhorar o visual de seu negócio e atrair a clientela. Os consultores farão todo o acompanhamento necessário durante o andamento do programa.
Segundo o gerente do Sebrae-SP no Sudeste Paulista, Vlamir Sartori, o comércio varejista é um setor prioritário dentro da missão da Instituição de apoiar o universo das micro e pequenas empresas. “Diante do grande adensamento de empresas em nossa região, nos diversos segmentos do comércio varejista, vamos atuar junto ao empresário na melhoria dos seus negócios”, afirma.




