Há 26 anos o Colégio Miguel de Cervantes tem sido um grande catalisador dos melhores nomes da literatura infantil e juvenil do Brasil e dos países ibero-americanos. Se antes o privilégio de estar tão perto dessas mentes brilhantes era da comunidade cervantina, agora a Feira do Livro, que é considerada uma Mini-Bienal, está cada vez mais preparada para receber a população em geral.
Na edição de 2009, que acontecerá nos dias 22 e 23 de maio, estarão por lá os imortais Ana Maria Machado e Moacyr Scliar, o espanhol Emílio Calderón, que aporta pela primeira vez no país, os argentinos Pablo Bernasconi e Andrea Ferrari. Milton Hatoum, Reginaldo Prandi e, Marina Colasanti fazem parte do grupo de cerca de 40 autores que aportarão no Cervantes.
A abertura do evento, na sexta-feira, dia 22, às 11h, será feita pelo espanhol Emílio Calderón, que está lançando O mapa do criador, cujo enredo mostra um jovem casal que encontra uma edição rara de um livro sobre os hieróglifos e os textos sagrados dos egípcios. Este livro esconderia um mapa elaborado por Deus com as chaves para compreender o mundo, e acaba virando objeto de interesse de chefes nazistas. Ao lado dele estará a jornalista Noemi Jaffe, que discorrerá sobre a vida e obra de Vinícius de Moraes. Já Ana Maria Machado escolheu o Cervantes para lançar seu livro de poesias Sinais do Mar. “Para mim, este livro é uma ave rara. Nunca pensei que fosse publicar poesia. Ainda que muitas vezes o que escrevo seja chamado de prosa poética.”, comenta. “No processo de selecionar os poemas, dei-me conta de que quase todos eram sobre o mar. Não me surpreende, eu sou do mar”.
Um espetáculo lítero musical está entre os destaques da programação. O Som dos Meninos Quietos criado pelo músico Jean Garfunkel e a artista plástica Selma Maria, é inspirado na obra de João Guimarães Rosa, e retrata as imagens e infância sertaneja. A apresentação que acontece no dia 23, às 14h, terá a participação da contadora de histórias Joana Garfunkel e dos músicos Jean Garfunkel e Natan Marques.
A escritora Regina Machado fará uma contação de histórias sobre as obras Formiga Aurélia e Violino Cigano, com a interação de músicos profissionais. O criativo Ilan Brenman também participa de uma contação de histórias ao lado da ilustradora Ionit Ziberman sobre as obras As 14 Pérolas da Índia e Até as princesas soltam pum.
Com a participação de mais de 30 das maiores editoras do país, o evento terá a disposição uma série de livros para crianças, jovens e adultos, com descontos de 20% em média e parcelamento em até 3 vezes sem juros nos cartões Visa e Mastercard.
A gastronomia espanhola e latino-americana também estará presente. Paella Valenciana, Tapas Jamón, empanadas argentinas e Ensalada de frutos do mar.




