A atividade do comércio varejista nacional acelerou em maio, crescendo 1,3% em comparação com abril deste ano, já livre das influências sazonais. Foi a maior taxa de crescimento mensal observada até agora neste ano e a quarta alta mensal consecutiva na atividade do varejo nacional, confirmando a atual tendência de recuperação do setor no país. É o que revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado hoje pela Serasa Experian.
De acordo com o indicador da Serasa Experian, maior empresa da América Latina em pesquisas, informações e análises econômico-financeiras para apoiar decisões de crédito e negócios, a alta da atividade comercial de 1,3% em maio/09 foi liderada pelo setor de veículos, motos e peças com crescimento de 2,2%. Logo em seguida verificou-se o setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, com elevação de 0,9% em maio. As reduções de cargas tributárias, tanto para veículos e motos bem como para os eletrodomésticos, além da gradativa normalização da oferta de crédito, estão entre os fatores que contribuíram para os desempenhos positivos destes dois segmentos do varejo no mês passado.
Vale destacar também que o setor de materiais de construção registrou a sua primeira variação positiva mensal do ano, sinalizando que a redução do IPI para o setor também começa a produzir impactos favoráveis na atividade deste segmento do varejo.
Outro destaque é o fato de que em maio/09, dos seis segmentos varejistas pesquisados, apenas um (supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas) registrou variação mensal negativa, os outros cincos apresentaram alta na atividade varejista. Isto é algo que não acontecia desde setembro de 2008, revelando que a atual recuperação do varejo não é algo que está restrito a poucos segmentos, mas é algo que já começa a disseminar pelos vários setores da atividade varejista.
No acumulado dos primeiros cinco meses de 2009, o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio registrou alta de 3,6%, liderada pelo setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, com crescimento de 8,1%. Em seguida, destaca-se o setor de veículos, motos e peças, com elevação de 3,9%. Os únicos segmentos que ainda apresentam quedas de atividade no acumulado anual são o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,4%) e o de material de construção (-10,9%).
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio analisa eventos ocorridos em todo o Brasil e reflete a evolução da atividade do comércio varejista em âmbito nacional. O indicador considera as consultas registradas à base de dados da Serasa Experian de aproximadamente 6.000 empresas comerciais.
O ponto de partida e ferramental exclusivo é o banco de dados da Serasa Experian, uma das maiores empresas do mundo em informações e análises econômico-financeiras para apoiar decisões de crédito e negócios. A Serasa Experian é a única organização do Brasil que tem registros de todos os segmentos econômicos do país.
Com a metodologia de cálculo do PIB, apresentada pelo IBGE em 2007, o comércio passou a ser, individualmente, o setor com maior participação na geração do valor adicionado da economia brasileira, respondendo por 11% e, neste sentido, é de fundamental importância que se disponha de mais indicadores, destinados a mensurar com precisão, robustez e presteza a evolução deste importante setor da atividade econômica do país. O indicador da Serasa Experian tem periodicidade mensal e nasce sob a marca Serasa Experian, que conjuga a força do nome Serasa no mercado brasileiro com a liderança mundial da Experian.
A Experian é líder global no mercado de informações, atuante em mais de 65 países de todos os continentes. Adquiriu o controle acionário da Serasa em junho de 2007. A partir da consumação do negócio, as duas empresas integraram pessoas, expertises, soluções e agora apresentam uma marca que representa uma identidade única. Uma já tinha amplo e profundo conhecimento do mercado brasileiro; a outra veio com experiência de atuação em mercados mais maduros. Hoje, a Serasa Experian oferece as mais modernas e inovadoras soluções de informação para apoiar validação de dados, decisões de crédito e de marketing direto, a empresas de todos os segmentos da economia, e de todos os portes.




