Com fantasias bem humorados os jovens vão às aulas em colégio de Sousas.
Em ano de vestibular a descontração é tão importante quanto ter tudo organizado para mergulhar nos livros – o que vale ouro. Pensando nisso, a direção do Colégio San Conrado, em Sousas, apóia os alunos do último ano do Ensino Médio no quesito diversão. Com trotes bem humorados todas as sextas-feiras, os alunos se caracterizam com fantasias inusitadas, para eles, o principal propósito é de angariar fundos para a formatura, Foram vários os temas como: pijamas, chapéus diferentes, enfermagem e moda praia. Contudo, para a direção, coordenação e professores a finalidade é focar tudo no vestibular que já está batendo às portas.
Segundo a assistente de coordenação pedagógica do Ensino Médio, Gisela Falbo Grecco, “os alunos tem o apoio da direção, desde que não ultrapassem os limites e as regras do ambiente escolar, mas é visível que a alegria interfere diretamente no rendimento deles de forma positiva. Além do que, os alunos arrumaram uma maneira para virem às aulas de um jeito bem descontraído”, diz.
A aluna Paula Viel, conta que já na primeira semana de aulas decidiram abrir com chave de ouro: fazer um trote por semana. Ela explicou que na maioria das vezes, os trotes são mais aderidos pelas meninas, mas quando os meninos se caracterizam fica tudo mais engraçado. Foi o caso do trote Invertido, homem vestido de mulher e vice-versa, o que foi aceito por toda a sala, os rapazes incorporaram totalmente a troca. Todavia, todos os temas são de escolha democrática por toda a classe.
“Dependendo da dificuldade da fantasia é estipulada uma quantidade mínima a ser paga, por cada item não vestido, é o caso dos temas relacionados com profissão”, esclarece a Paula.
Enquanto os jovens se descontraem com os trotes, o diretor do San Conrado, Érico Nery, se preocupa em proporcionar o melhor do ensino, para que os alunos se sintam amparados pela escola para os desafios que estão por vir, uma vez que a jornada de vestibulares em dezembro exige preparação o ano inteiro. “A descontração é uma forma de minimizar a pressão grande que os alunos do terceiro ano sofrem por conta do vestibular. A brincadeira diverte, mas não podemos esquecer que este é o ano crucial para a continuidade na formação desses alunos em um curso superior”, explica.
Escolha da profissão
É nessa hora que a maioria dos jovens decidem o futuro. Será que eles sabem realmente o que querem? Escolher adequadamente a profissão é um desafio e tanto para os jovens, já que as repercussões da escolha podem alterar expressivamente a história de suas vidas.
Escolher a carreira para seguir por toda a vida realmente não é tarefa fácil, principalmente para um adolescente de 17 ou 18 anos. Há também as influências que acabam atrapalhando mais do que o ajudam. Existe sempre um pai, tia ou amigo do pai palpitando sobre a profissão do momento, qual é a mais fácil de passar no vestibular, qual é a que proporciona os melhores salários, etc.
Por: Analúcia Neves




