A exposição “Desdobramentos” que será inaugurada no dia 8 de agosto é uma parceria entre a entidade CPTI centro promocional tia ileide e o MIS – Museu da Imagem e do Som de Campinas.
“Foi um feliz encontro!”, declara a artista e educadora Natália Brescancíni, a respeito da parceria com o Museu.
Serão expostos 150 trabalhos, de 52 educandos com idade entre 11 e 14 anos, produzidos no ano de 2008, na oficina de Artes Plásticas.
A exposição objetiva contribuir para a melhoria da auto-estima das crianças, adolescentes e suas famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Diante das dificuldades existentes na realidade onde estão inseridas, a Oficina de Artes Plásticas se apresenta como um novo caminho para essas crianças e adolescentes, que têm poucas oportunidades de desenvolver suas habilidades e talentos.
A proposta é desvincular de conceitos pré-concebidos, de que o desenho tem que ser descritivo ou ter uma função comunicativa, de modelos cristalizados, fórmulas de representação, geralmente aprendidas na educação infantil: sóis, casas, árvores e nuvens etc., e outros pré-conceitos, que muitas vezes os impedem de descobrir a linguagem visual e suas possibilidades. Novas referências visuais, partindo sempre de seus próprios trabalhos, para uma discussão que visa orientar um processo de autonomia e liberdade com a linguagem, na busca por uma expressão genuína.
Da parceria entre CPTI e MIS também nasceu à idéia de produzir um vídeo educativo e promover um encontro de formação para professores da rede pública de Campinas.
“Ao recebermos a solicitação de uso do nosso espaço expositivo e conhecermos o projeto desenvolvido no CPTI, vimos quanto os objetivos eram convergentes. As duas instituições buscam democratizar o acesso à linguagem visual”, salienta Adriana Verri Maciel, coordenadora do MIS.
O Museu da Imagem e do Som de Campinas desenvolve, há mais de 6 anos, o Programa Pedagogia da Imagem que visa capacitar os professores da rede pública de ensino e educadores populares ao uso crítico e dialógico dos meios de comunicação, em seu trabalho pedagógico.
Assim, o Museu abre espaço para dar visibilidade ao projeto desenvolvido pelo CPTI que “demonstra ser um projeto educativo preocupado não em ensinar “técnicas” apenas para instrumentalizar as crianças e adolescentes, mas em trabalhar com os mesmos o domínio da linguagem visual. Assim, trata-se de um processo de aquisição e organização dos elementos da linguagem imagética, como espaço, cores, composição. Nesse sentido, tem muitos pontos em comum com nosso programa educativo, Pedagogia da Imagem”, esclarece Juliana Siqueira, agente cultural, responsável pela área de ação cultural – educativa do MIS.
CPTI centro promocional tia ileide
Fundado em 1992, por iniciativa da própria comunidade, o CPTI é referência no atendimento a crianças, adolescentes, jovens, suas famílias e comunidade, moradores na região Norte de Campinas – Distrito de Nova Aparecida.
As atividades da Oficina de Artes Plásticas do CPTI fazem parte do Ponto de Cultura – Tapete Mágico, pelo Programa Cultura Viva, do Governo Federal, através do MinC (Ministério da Cultura).