A Secretaria de Estado da Educação vai orientar nesta semana 173 professores da área de deficiência intelectual sobre o autismo. O curso “TEACCH – Ensino Estruturado para Alunos com Autismo” vai abranger 48 Diretorias de todo o Estado e será oferecido pelo do CAPE (Centro de Apoio Pedagógico Especializado), órgão da Secretaria.
São cerca de 20 horas de aulas. Os professores vão aprender a identificar sintomas do autismo nos alunos da rede estadual e como oferecer apoio pedagógico para estudantes que sofram desse distúrbio.
“A Secretaria vem investindo maciçamente em educação especial e vai promover capacitações ao longo de todo ano. A política de formação continuada proposta pela Pasta já proporcionou especialização a mais de 83 mil professores desde 2000”, explica o secretário Paulo Renato Souza.
Investimentos
Em 2009, a Secretaria de Estado da Educação vai investir R$ 90 milhões em cursos de capacitação em educação especial a 6,5 mil professores, além da compra de materiais especializados, como soroban, softwares para computadores, máquinas de Braille e carteiras adaptadas.
No primeiro semestre de 2009, 5,3 mil docentes já concluíram os cursos de educação especial oferecidos pela Pasta. Todo o material utilizado é desenvolvido pelo Centro de Apoio Pedagógico Especializado.
Confira as Diretorias de Ensino participantes
Caieiras
Centro
Centro-Oeste
Centro Sul
Diadema
Guarulhos Norte
Guarulhos Sul
Itapevi
Itaquaquecetuba
Leste 1
Leste 3
Leste 5
Mauá
Norte 1
Norte 2
Santo André
São Bernardo do Campo
Sul 2
Suzano
Taboão da Serra
Americana
Araçatuba
Araraquara
Barretos
Bragança Paulista
Campinas Leste
Campinas Oeste
Franca
Itapetininga
Jales
Jaú
Jundiaí
Marília
Ourinhos
Penápolis
Pindamonhangaba
Pirassununga
Registro
Ribeirão Preto
Santos
São João da Boa Vista
São Joaquim da Barra
São José do Rio Preto
São José dos Campos
Sorocaba
Sumaré
Votorantim
Votuporanga




