Na busca de uma solução para uma rouquidão crônica associada a dificuldades respiratórias, Frederick Matthias Alexander (1869-1955), ator australiano, criou a técnica com seu nome.
Passados cem anos, ela está mais atual que nunca: pessoas no mundo inteiro se beneficiam identificando e prevenindo hábitos posturais danosos – que normalmente provocam e agravam o estresse, a dor e o baixo desempenho. Dores musculares, desgaste nas articulações, compressão do nervo ciático e hérnia de disco são também problemas que afetam a qualidade de vida e que a técnica ajuda a combater.
A eficácia e a modernidade de sua teoria foram demonstradas recentemente num estudo publicado em 20 de agosto de 2008 no British Medical Journal, uma das edições médicas mais respeitadas no mundo. Esse estudo observou a aplicação da técnica no tratamento de dores na coluna lombar, envolveu 579 pacientes e mediu a melhora da dor depois de iniciado o tratamento. Além disso, o estudo avaliou a melhora na qualidade de vida dessas pessoas, e os resultados foram excelentes em ambos os casos.
O livro de Regina Vieira, Técnica de Alexander – postura, equilíbrio e movimento, se diferencia no discurso porque discorre sobre questões fundamentais em relação a postura “a postura é muito mais do que fazer força para sentar corretamente. É um muito mais do que apenas ter força de vontade. É um processo físico e mental e diz respeito ao corpo em movimento” pontua a autora que concebeu a obra para ser lida por profissionais da área e por leigos também. As ilustrações de Fernando Vilela e as fotos de Inaê Coutinho e Arnaldo Torres completam o trabalho com informações muito precisas a respeito da técnica. A autora revela fatos históricos sobre intelectuais famosos, contemporâneos de Alexander, que se beneficiaram com seu trabalho e o apoiaram publicamente, entre os quais o escritor Aldous Huxley, o filósofo da educação John Dewey, o cientista Raymond Dart. Apresenta os princípios e conceitos da técnica, e em que ela se diferencia de outras. Explica o que acontece numa aula e como a aprendizagem se desenvolve. Mostra Alexander em atividades onde se pode observar a integração de seu trabalho ao cotidiano. Satisfaz nossa imaginação quando exibe Alexander em trabalho com seus alunos, e nos ensina que a maneira como pensamos o corpo organiza os nossos movimentos e pode fazer a diferença na nossa qualidade de vida.
Regina Vieira recolheu depoimentos de pessoas com profissões e idades variadas, seus motivos iniciais e os resultados que obtiveram ao passar pelo tratamento. “Esses relatos pessoais, espontâneos e livres de jargões, nos aproximam da técnica porque falam do estresse, de dores musculares, de problemas na coluna, que são comuns a muitos de nós. Os depoimentos são uma boa maneira de compreender o que foi o trabalho desenvolvido por Frederick Matthias Alexander” esclarece a autora.
Entre as escolas famosas na área artística que adotam a técnica de Alexander no currículo estão a Juilliard School (Nova York), a Guildhall School of Music e a Royal Academy of Music (Londres) e o Conservatoire National Superieur de Musique et de Danse (Paris).
Regina Camargo Vieira é formada na técnica de Alexander pelo The Constructive Teaching Centre Ltd, escola situada em Londres, Inglaterra. Participou ativamente da criação e implantação do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, onde trabalhou durante 17 anos como professora de Consciência Corporal. Atualmente dedica-se ao ensino e divulgação da referida técnica.
Serviço:
Técnica de Alexander – Postura, equilíbrio e movimento
Autora: Regina Vieira
136 páginas, brochura, 16 x 23 cm, R$ 36,00