ABETA Summit 2009 – Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Estavam presentes na coletiva de inauguração, realizada junto com a Adventure Sports Fair, o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, o Secretário de Turismo da Nação da Argentina, Enrique Meyer, o Governador da Província de Salta, Juan Manuel Urtubey, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, o presidente da Abeta, Jean-Claude Razel e o presidente da feira, Sérgio Franco.
Na ocasião, o Ministro ressaltou a importância e a magnitude do evento. “A feira e a Rodada de Negócios representam a importância que o turismo de aventura tem para o Brasil”, disse. Barretto falou também da parceria com a Argentina, fundamental para a divulgação do continente sul-americano no mundo.
Em contra partida, o Secretário de Turismo da Nação da Argentina, Enrique Meyer, observou que o Brasil vem se consolidando como destino de aventura, sendo um exemplo para os países latinos. “Queremos que a província de Salta sedie o próximo congresso de aventura”, enfatizou.
O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, organizadora do evento, destacou as Rodadas de Negócios como o ponto alto do encontro, com a participação de empresas do Brasil e da América Latina que poderão apresentar seus produtos para 70 operadores de 18 países.
Lembrando da importância do turismo de aventura no Brasil, Jean lembrou que o país foi eleito líder de normalização mundial do segmento. “O Brasil é visto como referência mundial no setor, uma vez que as normas brasileiras serão válidas para o resto do mundo”, aponta.
Após a solenidade, as autoridades presentes seguiram para a abertura oficial da 11ª edição da Adventure Sports Fair. Para Sergio Franco, presidente da entidade, a feira deve ultrapassar em 10% os 60 mil visitantes recebidos em 2008.
Sobre o ABETA SUMMIT
O evento tem como objetivo, apoiar a comercialização de produtos e destinos, incentivar parcerias e difundir conhecimento por meio de congressos técnicos. O Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), em parceria com o Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae e tem como tema Aprenda-Inove-Venda.
Serviço:
ABETA Summit 2009 – Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura
Data: 10 a 13 de setembro
Local: Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5) – São Paulo/SP




