A Casa Modernista vai ser aberta ao público no dia 16 de agosto com um bolo oferecido à secretária de Estado da Cultura. Claudia Costin, pela Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Vila Mariana.
As obras para a recuperação da Casa, siiuada na rua Santa Cruz, no bairro da Vila Mariana, loram retomadas. A Secretaria de Estado da Cultura apresentou proposta de recuperação gradual do imóvel, projetado pelo arquiteto modernista Gregori Warchav-chik, em 1927, que é considerada marco do modernismo no pais. Os jardins, criados por sua esposa, Mina Klabin, também merecem registro. A Secretaria do Meio Ambiente cuidará da recuperação da área verde, mantendo o projeto o mais próximo possível do original, A abertura do espaço será feita em etapas, com placa explicativa na entrada sobre o andamento da obra e as atividades.
Entre as novidades que serão Implantadas nessa primeira fase. destacam-se as oficinas culturais regulares de: Serralheria Artisti-ca. Marcenaria, \”Pensando a Recuperação\”, Jardinagem e Paisagismo, O objetivo é aproveitar o espaço e combater a degradação causada pelo tempo As inscrições para os cursos estão abertas até o dia 12.0 jardim da casa, que ocupa uma área de 13 mil m2, será delimitado e sinalizado com identificação técnica da vegetação existente. A área servirá para a prática de \”jogging\”.
Na segunda fase da reforma, se dará a recuperação do alojamento dos serviçais e da Casa de Bonecas. O último ponto do projeto refere-se ao restauro da casa principal, para o qual se estabelecerá plano de captação de recursos. A forma de utilização pelo público – museu, biblioteca, exposições etc. – também será discutida posteriormente.
As inscrições para as Oficinas Culturais poderão ser feitas na sede da Secretaria de Estado da Cultura, Rua Mauá 51. 2°.andar – DFC.
Começa o projeto de recuperação da Casa Modernista
Data: