A idéia de viajar para o exterior é uma prática comum para os jovens da classe média alta. No entanto, para os adolescentes brasileiros de baixa renda, o sonho é tido como impossível e muito distante.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 11 de agosto por intermédio do preenchimento de um formulário que pode ser retirado no site da embaixada americana pelo endereço eletrônico www.embaixadaamericana.org.br. Os alunos de escolas particulares não são aceitos no programa.
O objetivo do programa é selecionar 25 alunos do ensino médio da rede pública de todo o Brasil para fazer um intercâmbio cultural. Os estudantes selecionados viajam no mês de janeiro de 2007 para participar de atividades programadas em universidades americanas e terão hospedagem em casas de famílias. A intenção é proporcionar a esses jovens, assim como às famílias americanas que irão recepcioná-los, um intercâmbio cultural entre os dois países.
Os candidatos precisam preencher requisitos como: idade entre 15 e 18 anos, jamais ter viajado para o exterior, boa fluência verbal e escrita em inglês, bom desempenho escolar, entre outros. Os selecionados serão acompanhados por representantes da Embaixada e do Consulado dos Estados Unidos no Brasil. Tudo isso sem custo para aos selecionados .
Os selecionados têm direito à passagem aérea internacional doméstica, ida e volta, aos Estados Unidos, assim como despesas com hospedagem e alimentação por duas semanas, ajuda de custo para a compra de roupas de frio em terras americanas e seguro saúde. O
Renata Moreno Bruciano, a adolescente campineira de 16 anos foi a única escolhida da cidade, numa seleção realizada entre 1.200 candidatos brasileiros, para representar o país no Programa Jovens Embaixadores.
Ela fez um intercâmbio de duas semanas em uma universidade americana. “Vi essa oportunidade como a recompensa de um esforço. Pretendo ser diplomata e estou trilhando esse caminho desde cedo”, contou Renata.
Programa Jovens Embaixadores abre inscrições para alunos de escolas públicas
Data:




