
Nos próximos dias, a Avenida Isaura Roque Quércia (Mackenzie) ganhará seis radares. De acordo com a EMDEC – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, a implantação do sistema de radares visa garantir a segurança e ampliar a fluidez viária com o programa de redução da velocidade em importantes vias do município.
Segundo a EMDEC estão em fase de implantação seis pontos de fiscalização eletrônica da velocidade máxima permitida na avenida, sendo três no sentido Centro e três no sentido bairro. E, em breve, nenhum trecho da avenida terá a velocidade máxima permitida superior a 60 km/h. Atualmente, há limites de 50, 60 e 70 km/h, dependendo da topografia de cada trecho. A empresa afirmou que não haverá lombadas.
Recentemente o empresário Fernando Garnero fez a entrega oficial para Prefeitura Municipal de Campinas, da primeira etapa da Avenida, que abrange da Decathlon até o loteamento Residencial Entreverdes. A segunda etapa, que compreende o trecho do Entreverdes até Avenida Mário Garnero, ainda não foi entregue.
Com a transferência de responsabilidades para o poder público, cabe agora a prefeitura realizar a manutenção, que envolve desde o paisagismo, até o asfalto. No entanto, o que se vê em toda a extensão da via é o mato que toma conta do local, inclusive na ciclovia.
Em reunião realizada o mês passado, entre as associações de moradores dos loteamentos no entorno, se estuda uma parceria público-privada para manutenção da via. A proposta apresentada pelo Entreverdes aos loteamentos vizinhos é a utilização da mão de obra de reeducandos da Prefeitura, e as associações. O valor estimado inicial para compra de máquinas roçadeiras avaliado em torno de R$ 200 mil reais, com uma despesa fixa mensal de R$ 20 mil para manutenção da Avenida.
Mas, a proposta pode encontrar rejeição entre os moradores dos loteamentos, que não concordam em assumir a responsabilidade da Prefeitura, e nem tampouco contribuir com valores, mesmo que irrisórios, da manutenção do viário. O assunto promete render mais debates entre os dirigentes das associações.
A Avenida Mackenzie é uma importante artéria viária de acesso à Campinas e se tornou um marco do desenvolvimento para a cidade, proporcionando um trânsito fácil e seguro e mais rapidez ao chegar ou sair dos condomínios dos distritos de Sousas. O empreendimento conta com 33.798 mudas de diferentes espécies no paisagismo ornamental de toda a sua extensão, bem como um sistema próprio de travessia de fauna.
Toda a extensão da via é iluminada em todo o percurso e monitorada por câmeras de segurança em pontos estratégicos. A ampla avenida conta ainda com mão dupla e duas vias de rolamento e uma de estacionamento. O planejamento da via foi projetada para passeios laterais para pedestres praticarem caminhadas com todo conforto, além de uma ciclovia com 3 metros de largura.




