
Com apenas dois anos de inauguração, a Avenida Isaura Roque Quércia, mais conhecida como Avenida Mackenzie, em Sousas, está abandonada há meses, e virou alvo de reclamação de moradores, principalmente do San Conrado.
O paisagismo, que custou aos empreendedores cerca de R$ 5 milhões, perde a sua a sua beleza com o mato que cresce nos 6,5 km de extensão de canteiro.
Um morador que prefere não se identificar relata as más condições, tanto para quem faz caminhada ou usa a ciclovia. O mato alto também preocupa a segurança de motoristas que trafegam pelo local, pois em determinados trechos não se tem visão da outra pista.
Desde o ano passado, um acordo entre o empresário Fernando Garnero e a Prefeitura Municipal de Campinas transferiu a responsabilidade de manutenção da avenida para o poder público. Na época a EMDEC informou que haveria uma vistoria na sinalização de trânsito, prevista no projeto, e que uma vez sinalizada e aprovada, a via se tornaria pública, aberta à circulação de pessoas. Nesse interim, a avenida já ganhou radares e sinalização, mas a manutenção de limpeza e paisagismo, nunca foi executada. O empreendimento conta com 33.798 mudas de diferentes espécies no paisagismo ornamental de toda a sua extensão, bem como um sistema próprio de travessia de fauna.
A Avenida Mackenzie é uma importante artéria viária de acesso que liga Sousas à Campinas, mas agora esbarra em divergências de competências e responsabilidades. Teoricamente, a Mackenzie pertencia a antiga CAM-10, cujo trabalho de limpeza devem ser executado pela AR-2, porém há entendimentos de que ela pertence a subprefeitura de Sousas.
O coordenador da AR-2 Claudio Arlindo Lopes disse que a AR-2 compreende a região da Decathlon até o Parque Imperador.
Já o subprefeito Mauro Calvo, disse que até o momento não foi oficializado para executar a manutenção da Avenida Mackenzie. Até que se resolva o impasse, o Departamento de Parques e Jardins (DPJ), afirmou em nota, que no prazo de 15 dias fará a limpeza do local e a poda do mato.
Avenida é monitorada por câmeras
A ampla avenida conta com mão dupla e duas vias de rolamento e uma de estacionamento. O planejamento da via foi projetada para passeios laterais para pedestres e ciclistas.




